Empréstimo para negativado é possível. Saiba como!

Entenda como funciona, quais os tipos de empréstimo para negativado e como contratar com as menores taxas pela Konsi!

13/01/2023 às 11:00 | Atualizado 10/11/2023 às 13:59 | Tempo de leitura: 3 minutos

Empréstimo para negativado é possível

Empréstimo para negativado é possível

Uma grande parte da população brasileira está com o “nome sujo” e a pergunta persiste: Existe empréstimo para negativado? A pessoa com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito pode conseguir ou não um novo empréstimo?

A boa notícia é: sim, existe empréstimo pessoal para negativado, se você for servidor público, aposentado ou pensionista do INSS!

Leia mais: Qual valor máximo de empréstimo para aposentado? Descubra!

Como a pessoa fica negativada?

A negativação acontece quando a pessoa tem uma conta a pagar e não cumpriu com seu compromisso. Com a inadimplência, seu nome é incluído no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e SERASA (Serviço de Assessoria S.A ou Centralização de Serviços Bancários).

Para quem está com o nome negativado, fica difícil pedir empréstimo pessoal. Porém, se você é funcionário público ativo ou inativo e pensionista do INSS saiba que é possível fazer isso usando sua margem consignada.

Continue a leitura e saiba como funciona!

Como funciona o empréstimo para negativado?

Uma vez que a empresa a qual você deve, entra em contato para negociar a dívida, mas não tem sucesso, o seu nome é listado como devedor nos órgãos de proteção ao crédito.

Numa modalidade normal de empréstimo, as instituições financeiras consultam o CPF e o score do solicitante, já com uma pessoa negativada não acontece isso.

Os juros da linha de crédito para negativados costumam ser mais altos, e o valor menor, já que a empresa está assumindo o risco de emprestar dinheiro para uma pessoa com histórico de inadimplência.

Quais os principais tipos de empréstimo para negativado?

O empréstimo pessoal para negativados é uma linha de crédito para essas pessoas que estão endividadas e precisam de dinheiro principalmente para reorganizar sua vida financeira.

Alguns bancos podem fazer empréstimo pessoal para negativados solicitando bens como garantia. Temos como exemplo, o penhor de joias que costumam ter juros ainda mais elevados.

Há também a opção do microcrédito para pequenos empreendedores (MEI, por exemplo). Porém, os juros também costumam ser elevados.

Mas, uma das formas mais seguras de conseguir um empréstimo pessoal para negativado, é a modalidade de consignado. Nesse modelo,  o pagamento das parcelas é descontado diretamente em folha, sem o risco da pessoa não quitá-lo.

O que analisar antes de pedir esse tipo de crédito?

Entenda que mesmo a instituição financeira abrindo uma linha de crédito para você que está negativado, é importante avaliar o contrato e as taxas. Veja abaixo quais são elas.

Taxas de juros

A taxa de juros não é fixa e pode alternar entre as instituições. Por isso, deve ser analisada e comparada cuidadosamente, já que difere também quanto ao prazo solicitado para pagamento do empréstimo.

Custo Efetivo Total (CET)

O Custo Efetvo Total - CET é um dos principais pontos a se observar no contrato de empréstimo consignado. Nela está incluso o conjunto de todos os encargos, como taxa de juros, impostos, seguros, etc.

Confira também o nosso conteúdo explicando com mais detalhes sobre o que é CET!

Regularidade da empresa no Bacen

O BACEN, o Banco Central Brasileiro, disponibiliza uma página em seu site para que as pessoas possam pesquisar a idoneidade e regularidade das instituições financeiras antes de abrir contas ou solicitar empréstimos.

Leia também: Aplicativo de empréstimo é confiável? Saiba como escolher!

Cuidado com golpes!

No momento do desespero, muitas pessoas acabam contratando empréstimos sem fazer pesquisas e sem analisar a melhor empresa.

Essa é uma atitude onde os fraudadores se aproveitam e logo depois a pessoa se arrepende de ter tomado atitude sem pensar. Você pode, por exemplo, contratar crédito consignado por uma taxa de juros muito menor a qual tem direito. Cuidado!

Quem pode solicitar empréstimo para negativado?

Qualquer pessoa com vínculo empregatício pode pedir empréstimo mesmo estando negativado, a grande questão é a taxa de juros que, normalmente, é mais elevada para esse grupo de pessoas.

No caso do consignado, essa preocupação não existe já que a instituição financeira tem a garantia de que vai receber o valor do empréstimo. Afinal de contas, ele é descontado diretamente na folha de pagamento.

Diversas pessoas podem pedir empréstimo consignado mesmo estando negativadas, especialmente, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

Saiba mais: Dicas de como descobrir se meu empréstimo está caro ou barato

Peça seu empréstimo consignado pelo app da Konsi!

No App da Konsi, você tem a segurança e autonomia de simular o seu empréstimo para negativado nas principais instituições financeiras do país. Todas elas são autorizadas pelo Banco Central do Brasil, portanto, são 100% confiáveis.

Baixe o Konsi App, faça uma simulação e encontre a menor taxa de juros do mercado para aquele momento!

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store