Assinatura digital para empréstimo consignado: como fazer?

A assinatura digital para formalizar o contrato do seu empréstimo consignado é mais forma de deixar as transações mais seguras. Saiba como fazer!

10/03/2023 às 16:01 | Atualizado 17/11/2023 às 17:38 | Tempo de leitura: 3 minutos

Assinatura digital para empréstimo consignado

Assinatura digital para empréstimo consignado

Com a crescente digitalização do mercado financeiro, cada vez mais instituições estão adotando a assinatura digital, também chamada de assinatura eletrônica por alguns, como forma de validar contratos de empréstimos consignados.

A assinatura eletrônica é uma tecnologia que permite que as pessoas assinem documentos de forma digital, sem a necessidade de imprimir, assinar manualmente e enviar por correio.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios da assinatura eletrônica para empréstimos consignados, como ela pode ajudar a tornar o processo mais fácil e seguro e como fazer a sua. Acompanhe!.

Leia mais: Como garantir segurança ao contratar um empréstimo consignado online

O que é uma assinatura digital?

Uma assinatura digital é um método criptográfico utilizado para garantir a autenticidade e a integridade de um documento eletrônico, como um contrato, um arquivo ou uma mensagem. Ela funciona de forma semelhante a uma assinatura em papel, mas utiliza tecnologia para garantir que o documento não foi adulterado e que a pessoa que o assinou é realmente quem diz ser.

A assinatura digital é criada por meio de um algoritmo matemático que utiliza chaves públicas e privadas. O proprietário da chave privada pode assinar um documento digital, gerando um código único que é adicionado ao documento.

Esse código pode ser verificado por qualquer pessoa que possua a chave pública correspondente, garantindo que a assinatura é autêntica e que o documento não foi alterado desde que foi assinado.

A assinatura digital é amplamente utilizada em transações eletrônicas, comércio eletrônico, contratos eletrônicos, e-mails, entre outros tipos de documentos digitais que exigem autenticidade e segurança.

Como fazer a sua assinatura digital para contratar empréstimo consignado?

Cada instituição tem um passo a passo, pois a forma de realizar a assinatura digital depende do aplicativo ou site que você escolheu para pedir o seu consignado.

No caso do app da Konsi, também é só seguir o passo a passo que aparece na tela, mas se você tiver alguma dificuldade, temos 3 sugestões que podem ajudar:

  1. Realizar a assinatura por meio de outro navegador;
  2. Abrir o link através de "Nova janela de navegação anônima";
  3. Se nenhuma das alternativas anteriores lhe ajudar, acesse por outro aparelho celular.

Como alguns bancos exigem essa assinatura digital para contratar crédito consignado, é essencial que esse requisito seja cumprido para darmos continuidade à transação.

Saiba mais: Entendendo o Crédito Consignado: Um guia para Servidores Públicos

Quais as vantagens da assinatura digital para empréstimo consignado?

Economia de tempo e recursos

Um dos principais benefícios da assinatura eletrônica para empréstimos é a economia de tempo e recursos. Ao eliminar a necessidade de imprimir, assinar manualmente e enviar por correio, você pode concluir todo o processo de empréstimo online, economizando tempo e recursos valiosos.

Segurança e autenticidade

Outra grande vantagem da assinatura digital para empréstimos é a segurança e autenticidade. A assinatura eletrônica é legalmente vinculante e oferece níveis de segurança e autenticação que são comparáveis ​​à assinatura física. Isso significa que você e o seu banco podem ter certeza de que seus documentos de empréstimo são legítimos e autênticos.

Conveniência

Em vez de ter que agendar uma reunião presencial com um representante de empréstimo, você pode simplesmente assinar o contrato digital em qualquer lugar, a qualquer momento. Isso torna o processo de empréstimo consignado mais conveniente e flexível.

Redução de erros e retrabalhos

Com a assinatura eletrônica, há uma redução significativa nos erros e retrabalhos que podem ocorrer com a assinatura manual de documentos.

A assinatura eletrônica permite que você verifique e revise as informações do contrato de empréstimo antes de assiná-lo, o que pode ajudar a evitar erros e retrabalhos desnecessários.

Sustentabilidade

Por fim, a assinatura eletrônica é uma solução mais sustentável do que a assinatura manual de documentos. Ao eliminar a necessidade de imprimir e enviar documentos físicos, a assinatura eletrônica ajuda a reduzir o desperdício de papel, entre outros recursos naturais.

Em resumo, a assinatura digital para empréstimo consignado oferece muitos benefícios, sendo que o principal deles é a segurança. Essa assinatura ajuda a evitar fraudes — tão comuns no mundo dos empréstimos — especialmente quando não são realizados de forma presencial (por telefone, por exemplo).

Saiba mais: Aplicativo de controle financeiro: confira 4 ótimas opções!

O Konsi app é uma ferramenta poderosa que simplifica todo o processo de obtenção de empréstimos consignados e produtos relacionados, como a portabilidade, troco máximo e saque cartão benefício.

Com ela, você pode comparar as melhores ofertas em 15 principais bancos, garantir as melhores condições de crédito, economizar com a portabilidade e acompanhar seus contratos de forma simples.

Agora que você já sabe como funciona a assinatura digital para empréstimo consignado, baixe o nosso app e faça uma simulação!

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store