Como cancelar seu cartão de crédito consignado com segurança?

O cartão de crédito consignado ou cartão de benefício é um tipo de cartão que tem uma taxa de juros menor que o cartão de crédito convencional.

07/12/2022 às 11:00 | Atualizado 25/10/2023 às 14:26 | Tempo de leitura: 3 minutos

como cancelar cartão de crédito consignado

como cancelar cartão de crédito consignado

Saber como cancelar seu cartão de crédito consignado é muito importante em vários momentos. Por exemplo, digamos que você perdeu o cartão ou houve uma fraude e ele foi clonado.

Há também pessoas que preferem cancelar o cartão de crédito por não saberem lidar muito bem com esse tipo de crédito. Elas acabam caindo no rotativo e uma boa opção para não aumentar ainda mais a dívida é optar pelo cancelamento.

Vamos falar sobre o assunto te mostrando um ótimo passo a passo que você pode seguir para concluir o que deseja. Confira!

Veja também: 6 vantagens do cartão de crédito consignado!

O que é cartão de crédito consignado?

Trata-se de uma linha de crédito oferecida por meio do cartão de crédito consignado para aposentados, pensionistas do INSS e alguns servidores públicos. Ele funciona como um cartão de crédito comum, mas com algumas outras vantagens.

Por exemplo, o limite de crédito aprovado costuma ser maior, além de ter uma taxa de juros menor do que o empréstimo pessoal e do cartão de crédito convencional.

O valor do pagamento mínimo da fatura é feito através do desconto em folha. O restante do valor é enviado via boleto (assim como acontece com qualquer outro cartão de crédito).

Caso não consiga pagar o valor da fatura integral, será descontado todo mês valor do pagamento mínimo diretamente do salário. Dessa maneira você não fica inadimplente e o pagamento mínimo será descontado até liquidar a fatura. Isso traz uma segurança a mais caso surjam imprevistos no mês.

Além de oferecer juros mais baixos, ele também possui outras vantagens como o fato de não possuir anuidade,oferecer maior prazo para pagamento e ainda é possível fazer o saque de até 70% do valor do limite do cartão.

Leia também: Conheça o Saque Cartão-Benefício

Como cancelar cartão de crédito consignado?

Para cancelar seu cartão de crédito consignado existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos antes de finalizar essa ação.

O saldo devedor foi quitado

Ao contrário dos cartões de crédito comuns, o cartão de crédito consignado só pode ser cancelado depois que o valor total dele for quitado.

Você não precisa esperar a data de vencimento de todas as faturas para quitar seu cartão de crédito. Isso pode ser feito de uma só vez caso você tenha o dinheiro em mãos. Para saber qual o saldo devedor total, basta entrar em contato com o banco que fez a emissão do seu cartão.

Não há nenhuma nova compra parcelada

Muitas vezes, compramos algo parcelado em várias prestações no cartão de crédito, inclusive no consignado, e se houver uma nova compra parcelada, o cartão não poderá ser cancelado.

Afinal de contas, para cancelar o cartão de crédito consignado, é necessário que ele esteja 100% pago.

Então, antes de solicitar o cancelamento, dê uma olhada na sua fatura e analise se há compras parceladas. Você pode pedir para a operadora do cartão antecipar as parcelas para fazer o pagamento de uma só vez e não ter que esperar o vencimento de cada parcela para quitar as dívidas no cartão

É preciso analisar também os cartões adicionais já que muitos cartões de crédito consignados permitem a emissão de outros para dependentes, por exemplo.

Nenhum saque em dinheiro foi realizado

O último requisito é que não tenha nenhum pagamento relacionado a algum saque realizado.

O cartão de crédito consignado permite um saque de até 70% em espécie da margem consignada. Se você realizou esse saque e ainda está devendo parte ou todo o valor, não pode cancelar o cartão até quitar essa dívida.

Caso você cumpra esses 3 requisitos, pode entrar em contato com o banco emissor e pedir o cancelamento do seu cartão de crédito consignado.

Bloquear ou cancelar o cartão de crédito consignado?

Essa é uma dúvida que pode estar passando pela sua cabeça, até porque, assim como um cartão de crédito comum, bloquear o cartão em vez de cancelar é uma boa opção.

É uma ótima escolha, principalmente para quem está sentindo que não tem controle para lidar com ele. Além disso, é preciso saber que o cancelamento do cartão de crédito consignado é definitivo.

Isso quer dizer que se você precisar usar novamente a margem consignável do cartão, terá que passar por uma nova avaliação e aprovação de limite de crédito.

Sendo assim, pedir o bloqueio do cartão pode ser a melhor alternativa para que você possa lidar melhor com o “dinheiro de plástico”.

Agora que você já sabe como cancelar seu cartão de crédito consignado, peça o seu. Pois agora com maior conhecimento, você também será capaz de lidar melhor com essa nova linha de crédito!

Saiba mais: Como funciona a margem consignável? Aprenda a usar!

Empréstimo Consignado é com a Konsi

A Konsi é uma solução que não apenas oferece empréstimos consignados com taxas competitivas, mas também permite a comparação de bancos para a portabilidade e refinanciamento de crédito. Com a Konsi, você pode encontrar a melhor oferta de empréstimo consignado que se adapte às suas necessidades financeiras.

Baixe o aplicativo Konsi agora e comece a planejar sua aposentadoria com as melhores opções de empréstimos consignados.

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store