Como baixar e acessar o Meu INSS

Aprenda com nosso guia prático a usar o portal para todos aposentados e pensionistas do INSS.

22/06/2023 às 18:34 | Atualizado 13/11/2023 às 19:20 | Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem de capa do post

Imagem de capa do post

  1. Introdução 
  2. O que é o portal Meu INSS?
  3. Meu INSS e o consignado 
  4. Como acessar o portal Meu INSS

Introdução 

A era digital trouxe muitas facilidades para o nosso dia a dia e um exemplo disso é o Meu INSS. Neste artigo, explicaremos como baixar e usar o app Meu INSS, abordando desde sua importância até suas funções para o consignado, além de como criar uma conta e recuperar a sua senha do app. Vamos começar?

O que é o portal Meu INSS?

O Meu INSS é um aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Brasil para fornecer aos cidadãos acesso a várias informações e serviços relacionados à previdência social. Isso inclui consultar o histórico de crédito, emitir extratos, agendar e acompanhar pedidos de benefícios, realizar simulações de tempo de contribuição, entre outros.

O aplicativo virou uma ferramenta essencial para os conveniados do INSS  graças a sua funcionalidade e praticidade e além disso, é uma forma de garantir que seus direitos enquanto cidadão estão sendo respeitados. Ele foi criado para facilitar a vida dos cidadãos, evitando a necessidade de ir até uma agência física para resolver burocracias ou ter acesso às informações.

E lembre-se, caso perceba cobranças indevidas e/ou abusivas no seu extrato, entre em contato conosco para ter apoio e tomar as medidas legais necessárias.

Confira: Portabilidade de empréstimo: entenda por que vale a pena!

Meu INSS e o consignado

O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo em que as parcelas são deduzidas diretamente do salário ou benefício do INSS do tomador do empréstimo. Ao fazer um empréstimo consignado com a Konsi, é necessário que o nosso app tenha acesso a conta do "Meu INSS" do cliente. 

Assim, podemos acessar informações sobre empréstimos atuais e passados para verificar a possibilidade de melhorias em contratos além de conferir a margem consignável disponível, ou seja, quanto de seu benefício ou salário pode ser comprometido para o pagamento das parcelas de um empréstimo consignado. Isso é extremamente útil para evitar o superendividamento e para planejar adequadamente o pagamento do empréstimo.

E não se preocupe com segurança, o aplicativo do Meu INSS é extremamente seguro e a Konsi tem sua política de privacidade e mantém seus dados e informações em segurança.

Como acessar o portal Meu INSS

O portal Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou pelo celular, através do aplicativo de mesmo nome. 

Para entrar no site, basta clicar neste link aqui. Se preferir  baixar o aplicativo confira as dicas a seguir, é muito simples!

Como baixar o aplicativo para Android

Para baixar o app Meu INSS em dispositivos Android, siga estes passos:

  • Abra a Google Play Store.
  • Na barra de pesquisa, digite "Meu INSS" e toque em "Pesquisar".
  • Clique em "Instalar" e aguarde o download e a instalação.

Se seu celular é um Android, pode baixar direto nesse link: Baixar Meu INSS para Android.

Como baixar o aplicativo para iPhone

Para usuários de iOS, o processo é semelhante:

  • Abra a App Store.
  • Na barra de pesquisa, digite "Meu INSS" e toque em "Pesquisar".
  • Toque em "Obter" e depois em "Instalar". Se solicitado, insira sua senha da Apple ID.

Se seu celular é um iPhone, pode baixar direto nesse link: Baixar Meu INSS para iPhone.

Como entrar/criar uma conta no Meu INSS

Aplicativo baixado? Agora vamos acessar! 

A conta do Meu INSS é a mesma de todos os portais do governo federal, o gov.br. Para entrar é só inserir o seu CPF e a sua senha para o portal do governo. Caso não tenha uma conta, o procedimento é o mesmo: insira seu CPF e clique em continuar.

Como recuperar a senha do Meu INSS

Já tem uma conta mas não lembra qual é a senha? Não se preocupe, é só seguir as instruções a seguir e recuperar a senha para a sua conta.

Clique no botão “Esqueci minha senha”. O primeiro passo para recuperar a senha é através da verificação do email. Não tem acesso ao email? Sem problemas. 

Clique no botão que diz “Não tenho acesso a esse email” e siga em frente. O portal tenta confirmar sua identidade através do seu número de celular, email, reconhecimento facial e acesso ao banco. Se nada disso funcionar, é possível tentar um formulário que aparece no final mas que demora uns dias para obter resposta, mas não se preocupe pois é muito simples de usar!

Agora que você já sabe como baixar e usar o app Meu INSS, pode usufruir de todas as suas funcionalidades com segurança e praticidade. 

Nos acompanhe nas redes sociais e no site para continuar se atualizando com as principais notícias sobre benefícios e muito mais!

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store