Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito consignado?

Descubra o que é o cartão de crédito consignado, qual a taxa de juros e como funciona o limite do cartão

03/05/2024 às 12:45 | Atualizado 03/05/2024 às 12:45 | Tempo de leitura: 3 minutos

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito consignado?

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado pode parecer um tanto complexo à primeira vista, mas não se preocupe, estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa modalidade de crédito. Continue lendo para entender quem tem direito, como funciona e se é possível obtê-lo mesmo estando negativado.

O que é o cartão de crédito consignado?

Semelhante aos cartões de crédito convencionais, o cartão de crédito consignado permite realizar compras à vista ou parceladas, além de saques dentro do limite disponível.

Além disso, acesso a esse tipo de cartão geralmente é destinado a servidores públicos federais, estaduais ou municipais, militares, aposentados ou pensionistas do INSS.

Assim, a principal diferença está no método de pagamento: a fatura do cartão consignado é automaticamente descontada do salário ou benefício do titular, dentro de um limite máximo de 5% do valor total do salário.

Qual a taxa de juros do cartão de crédito consignado?

Em fevereiro deste ano, por determinação do Governo Federal, o teto de juros para o cartão consignado caiu de 2,61% para 2,55% ao mês. Além disso, a taxa se aplica tanto ao Cartão de Crédito Consignado quanto ao Cartão Benefício Consignado.

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito consignado?

No cartão de crédito consignado, o valor mínimo da fatura é automaticamente descontado da fonte pagadora do consumidor. Isso significa que, caso o valor mínimo da fatura não seja quitado integralmente pelo consumidor, a instituição pagadora realiza o desconto diretamente do pagamento líquido do titular. Dessa forma, o pagamento mínimo nunca deixa de ser realizado, evitando o acúmulo de juros sobre o restante da fatura.

É importante ressaltar que, diferentemente dos cartões de crédito tradicionais, no cartão consignado, a fatura nunca deixa de ser paga integralmente. Caso o valor total da fatura ultrapasse os 5% do salário, o usuário precisará quitar o excedente por meio de boleto ou Pix, evitando assim a incidência de juros sobre o restante da conta.

e-Book gratuito: Entenda seu crédito consignado

Qual é o limite do cartão de crédito consignado?

O limite do cartão de crédito consignado pode variar de acordo com o valor mensal do benefício ou salário do titular. Para aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, o limite pode chegar a até 1,6 vezes o valor mensal do benefício, conforme estabelecido pela Instrução Normativa nº 107.

Já para servidores públicos e outros beneficiários, o limite é determinado pelas políticas de crédito da instituição emissora do cartão. Além de permitir compras, o cartão consignado também possibilita saques em dinheiro, com um limite que pode chegar a até 70% do total disponível.

No entanto, é fundamental entender a margem consignável. Trata-se do valor máximo que pode ser descontado do salário, pensão, aposentadoria ou outra renda para pagamento de prestações de empréstimos consignados.

De acordo com a legislação vigente, esse valor não pode exceder 35% da renda total, sendo 5% reservados especificamente para o pagamento do cartão de crédito consignado.

Como solicitar o cartão de crédito?

Para solicitar o cartão de crédito consignado, basta acessar o aplicativo da Konsi, realizar o cadastro e comparar as melhores condições disponíveis para você. Com o cartão consignado, você tem acesso a uma linha de crédito segura e prática, com descontos automáticos e taxas de juros competitivas.

O saque com crédito em conta pode ser solicitado pelo app Konsi na opção “Saque Cartão Benefício”. No entanto, a disponibilidade de crédito vai depender do convênio e instituição financeira escolhida.

Agora que você entende como funciona o pagamento mínimo e qual é o limite do cartão de crédito consignado, aproveite para desfrutar de todos os benefícios e facilidades que essa modalidade de crédito oferece.

Conheça a Konsi

Nascida da necessidade de simplicidade, segurança e transparência, a Konsi se destaca como o aplicativo líder em soluções financeiras.

Nosso compromisso é atender aposentados, pensionistas e servidores públicos da melhor maneira possível, proporcionando total autonomia e transparência na hora de escolher as melhores opções de empréstimo consignado.

Com o nosso algoritmo avançado, o KON, você pode contar com cálculos precisos e oportunidades de crédito sob medida, garantindo as melhores condições de juros e liberando o máximo de troco para você. Baixe o app e confira!

Perguntas Frequentes

  • Diversos bancos oferecem cartões de crédito consignado, incluindo: - Cartão Olé Consignado: Com bandeira Visa, é internacional e não possui anuidade. O limite de crédito pode chegar a até duas vezes o valor da renda recebida. - Cartão Consignado Caixa: Conhecido como Cartão Caixa Simples, é destinado a aposentados e pensionistas do INSS com menos de 75 anos. Possui anuidade gratuita e taxa de juros no rotativo de 2,7% ao mês. - Cartão Consignado BMG: Internacional, com bandeira Mastercard, e sem anuidade. As taxas de juros do rotativo variam entre 3,06% e 3,96%. - Cartão Consignado Bradesco: Específico para aposentados e pensionistas, o Bradesco Elo Consignado INSS possui anuidade gratuita e taxas de juros diferenciadas. - Cartão de Crédito Consignado PAN: Sem anuidade e com desconto em folha. - Cartão Consignado Banrisul: Disponível para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos e militares. - Cartão Consignado Daycoval: Emitido com bandeira Mastercard internacional, destinado a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

  • O saldo devedor (ou parte dele) do cartão de crédito consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do titular todo mês.

  • Atualmente, o limite do cartão de crédito consignado para aposentados do INSS é de até 5% da renda mensal.

  • O Cartão de Crédito Consignado do INSS funciona descontando automaticamente o pagamento da fatura do benefício previdenciário do titular, garantindo assim a quitação regular da fatura.

  • Ambos os cartões, tanto o de crédito consignado quanto o de benefícios, podem ser utilizados para compras e saques. No entanto, o cartão de benefícios do consignado oferece vantagens extras, como descontos em farmácias, seguro de vida e auxílio-funeral.

Ainda tem alguma dúvida?

Envie uma mensagem, estamos à disposição

Chamar no WhatsApp

Tópicos Relacionados