6 vantagens do cartão de crédito consignado

Entenda quais os benefícios do cartão de crédito consignado e qual a melhor forma de usá-lo a seu favor!

23/01/2023 às 15:00 | Atualizado 10/11/2023 às 14:09 | Tempo de leitura: 3 minutos

vantagens do cartão de crédito consignado

vantagens do cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado pode ser uma boa opção se usado da forma correta, pois o pagamento é descontado diretamente em folha, e o aposentado, pensionista e servidor, podem usá-lo como quiser.

O cartão benefício funciona de maneira parecida com o consignado tradicional, porém, possui uma taxa de juros maior e pode ser usado como qualquer outro cartão de crédito.

Além disso, você poderá usá-lo ou não durante o mês e será descontado do seu benefício o valor mínimo da fatura.

Se interessou e quer saber mais sobre o cartão benefício? Leia abaixo!

Como funciona o cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado ou cartão benefício, como também é conhecido, de uma forma geral, funcionam como todos os outros: você pode comprar parcelado, fazer saques e acessar serviços do banco que o emitiu.

O pagamento mínimo é descontado diretamente do seu benefício ou contra-cheque, garantindo ao banco receber ao menos uma parte, caso a fatura não seja completamente paga.

Leia mais: Cartão de crédito consignado: saiba mais e aproveite melhor!

Quais os benefícios do cartão de crédito consignado?

Segundo pesquisas feitas em instituições financeiras, o cartão de crédito consignado tem sido um dos serviços mais procurados nos últimos meses, pois oferece muitos benefícios aos consumidores.Conheça 6 deles.

1. A maioria não possui anuidade

Os cartões de crédito convencionais possuem uma taxa de manutenção anual bem salgada, e que é cobrada parcelada mensalmente.

A maioria dos bancos que disponibilizam o cartão de crédito consignado não cobram essa taxa, mas apenas uma taxa para emissão do cartão (o que também não é uma regra).

2. Taxa de juros menores que os cartões convencionais

Um dos maiores benefícios deste cartão é que as taxas de juros são consideravelmente menores do que a de cartões convencionais e outras linhas de crédito.

Porém, mesmo sabendo deste detalhe, lembre-se sempre de analisar e comparar todo o Custo Efetivo Total (CET) das opções disponíveis, somando tudo e escolhendo a melhor.

3. Pode ser usado por quem está negativado

Assim como o empréstimo consignado, o cartão de crédito consignado também pode ser usado por pessoas que estão negativadas no mercado.

O risco de inadimplência é pequeno, já que parte do pagamento da fatura é descontado diretamente na folha, porém os benefícios para este público costumam ser mais limitados.

4. Possibilidade de sacar até 70% do limite do cartão

Essa é uma grande vantagem para momentos de urgência, porém é necessário usar com cautela, fazer isso regularmente pode acarretar em um descontrole financeiro.

O ideal é analisar as taxas de juros do saque do cartão de crédito e a sua margem de crédito consignado, já que tem um juros menores do que usar o limite do cartão para saque.

5. Maior prazo

Uma das maiores vantagens listadas pelos usuários de cartão de crédito consignado, é que dá para parcelar a fatura em até 6 anos (72 meses), para ter parcelas menores para pagar quando se apertar.

No caso de aposentados e pensionistas do INSS, esse prazo pode ser estendido até 7 anos (84 meses), assim como no empréstimo consignado.

6. Pode ter benefícios extras

Algumas instituições financeiras atrelam o cartão de crédito consignado a programa de pontos, como milhagem e clube de benefícios por pontos, podendo ser trocados por diversos produtos, passagens aéreas ou serviços.

Saiba mais: Empréstimo para negativado é possível. Saiba como!

Qual é a melhor opção: cartão de crédito consignado ou empréstimo consignado?

Apesar de parecer ser a mesma coisa, o empréstimo consignado é bem diferente do cartão de crédito consignado ou cartão benefício.

No empréstimo consignado, o valor da parcela é debitado automaticamente na folha de pagamento. E no cartão de crédito consignado, apenas parte da fatura é debitada automaticamente (o mínimo da fatura), e por isso pode haver um endividamento se a pessoa não pagar o valor restante.

As taxas de juros no empréstimo consignado são menores e já vêm atreladas ao valor contratado, já no cartão de crédito consignado elas são maiores e serão cobradas quando houver atraso no pagamento da parcela.

Se você está precisando de dinheiro e tem um empréstimo consignado, indicamos que faça portabilidade de instituição financeira, para uma que tenha taxa de juros menores.

Só é válido pedir crédito pelo cartão de crédito consignado se você já tentou fazer portabilidade, mas não achou nenhuma opção melhor e está sem margem para pedir um novo crédito.

Precisa de um novo empréstimo consignado? Baixe o nosso app, confira se há opções com melhores taxas que o seu crédito atual e faça a portabilidade!

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store