Comparar as taxas para contratar empréstimo consignado é uma das primeiras etapas de quem deseja usar essa modalidade de crédito. Simular o valor das parcelas, entender como funciona a margem consignável também faz parte do processo.

Mas afinal, como simular o empréstimo consignado? Onde posso simular a operação? Essas são perguntas frequentes. Por isso, preparamos esse artigo com todos os detalhes.

Onde simular empréstimo consignado CLT

A simulação de empréstimo consignado para trabalhadores CLT, que também é conhecido como "Crédito do Trabalhador" pode ser feita em diferentes locais, especialmente após a regulamentação que facilitou essa modalidade.

Veja na lista abaixo 3 opções de onde simular:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital: o usuário recebe propostas de vários bancos de uma só vez, podendo comparar as condições, taxas e o Custo Efetivo Total (CET) de diferentes instituições financeiras.
  • Aplicativos das instituições financeiras: permite simular diretamente com a instituição de sua preferência ou onde você já é cliente.
  • Sites de comparadores de crédito: agrega a comparação de diversas ofertas em um único lugar, de forma rápida e digital.


Como simular crédito consignado pela CTPS Digital

Veja o passo a passo de com fazer simulação de empréstimo consignado na CTPS Digital:

  1. Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  2. Faça login com a conta Gov.br utilizando CPF e senha;
  3. Procure por "empréstimos" ou "crédito do trabalhador";
  4. Clique em "faça uma simulação";
  5. Informe o valor do empréstimo e o número de parcelas;
  6. Marque a caixa para autorizar o compartilhamento dos seus dados com as instituições financeiras;
  7. Envie a solicitação e aguarde em até 24 horas as propostas com as taxas de juros dos bancos.


Como simular consignado CLT no app Konsi

A Konsi ajuda pessoas que querem encontrar as melhores opções de crédito consignado CLT. Por meio de um aplicativo fácil e simples de usar, o comparador entrega as melhores taxas de acordo com a sua margem consignável.

Veja o passo a passo:

  1. Cadastre o CPF;
  2. Indique o tipo de convênio (CLT, INSS ou servidor público);
  3. Procure por empréstimo consignado;
  4. O app entrega o ranking das melhores oportunidades disponíveis.


A Konsi atua com mais de 20 bancos parceiros em todo o país e garante operações seguras, transparentes e confiáveis.

Quanto tempo para receber as propostas

De maneira geral, as propostas das instituições financeiras habilitadas chegam em um prazo de até 24 horas. No entanto, para receber as propostas é necessário autorizar o compartilhamento dos seus dados na Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Como na modalidade de crédito consignado o pagamento é feito por desconto automático em folha de salário, o papel da CTPS Digital é servir como uma ponte oficial e válida entre o trabalhador, Governo Federal e as instituições financeiras. O sistema consulta o eSocial para confirmar o vínculo empregatício ativo.

Não recebi proposta após 24 horas: o que fazer?

Se você não recebeu nenhuma proposta após 24 horas da simulação e autorização na CTPS Digital, siga estes passos:

  • Revalidar no aplicativo CTPS Digital;
  • Verifique a elegibilidade básica da margem consignável;
  • Contate o RH da sua empresa para corrigir erros cadastrais;
  • Considere canais alternativos.


Diferença entre CTPS Digital e app Konsi

A função do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é funcionar como ponto central de propostas e comparação. Ele não oferece o crédito diretamente, mas centraliza o processo de simulação e recebimento de ofertas.

Por outro lado, os aplicativos/sites de outras empresas têm a função de venda direta e contratação do crédito consignado. No caso da Konsi, entregamos um comparador para o usuário com um ranking com as melhores ofertas.

Problemas na simulação

Embora a simulação de empréstimo consignado para trabalhadores CLT seja geralmente precisa, alguns erros e inconsistências são comuns de aparecerem ou causarem problemas durante a simulação ou nas etapas seguintes.

Veja 3 erros mais frequentes e como resolver o problema:

Problemas na autorização

Problemas na autorização ocorrem quando no momento da simulação na CTPS Digital, o usuário demora muito para selecionar uma proposta. A autorização de acesso tem um prazo de validade (geralmente 30 ou 60 dias)

Para resolver o problema é necessário renovar a autorização na CTPS Digital para que as instituições financeiras possam acessar seus dados mais recentes.

Falhas específicas dos bancos

Falhas específicas dos bancos ocorrem quando o perfil é validado pelo Governo, mas a instituição financeira recusa a proposta. Para solucionar a questão é recomendado tentar a simulação em outros bancos. A recusa de um banco não significa que todos os outros irão recusar.

Divergência de informação cadastral

A divergência de informação cadastral ocorre quando o nome completo, CPF, ou data de nascimento informado ao banco não bate exatamente com o que está registrado na Receita Federal ou na base da Dataprev.

Para resolver o problema é recomendado corrigir os dados no aplicativo do banco e, se a falha persistir, verificar se há necessidade de atualização na Receita Federal ou na base de dados do Governo.

Dicas para simular empréstimo consignado

Além de entender onde e como é possível simular novas operações de crédito, veja nos tópicos abaixo algumas dicas valiosas para ter uma contratação segura.

Margem consignável: lembre-se que o valor máximo da parcela do empréstimo consignado CLT é limitado a 35% do salário.

Consulta na CTPS Digital: para que os bancos possam oferecer propostas, você geralmente precisa autorizar a consulta dos seus dados trabalhistas na CTPS Digital, que se conecta com o sistema do eSocial/Dataprev.

Comparação: sempre utilize os simuladores para comparar o Custo Efetivo Total (CET), e não apenas a taxa de juros, pois o CET inclui todos os encargos e taxas do empréstimo.