Comparar as taxas para contratar empréstimo consignado é uma das primeiras etapas de quem deseja usar essa modalidade de crédito. Simular o valor das parcelas, entender como funciona a margem consignável também faz parte do processo.

Mas afinal, como simular o empréstimo consignado? Onde posso simular a operação? Essas são perguntas frequentes. Por isso, preparamos esse artigo com todos os detalhes.

Onde simular empréstimo consignado CLT

A simulação de empréstimo consignado para trabalhadores CLT, que também é conhecido como "Crédito do Trabalhador" pode ser feita em diferentes locais, especialmente após a regulamentação que facilitou essa modalidade.

Veja na lista abaixo 3 opções de onde simular:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital: o usuário recebe propostas de vários bancos de uma só vez, podendo comparar as condições, taxas e o Custo Efetivo Total (CET) de diferentes instituições financeiras.
  • Aplicativos das instituições financeiras: permite simular diretamente com a instituição de sua preferência ou onde você já é cliente.
  • Sites de comparadores de crédito: agrega a comparação de diversas ofertas em um único lugar, de forma rápida e digital.


Como simular crédito consignado pela CTPS Digital

Veja o passo a passo de com fazer simulação de empréstimo consignado na CTPS Digital:

  1. Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  2. Faça login com a conta Gov.br utilizando CPF e senha;
  3. Procure por "empréstimos" ou "crédito do trabalhador";
  4. Clique em "faça uma simulação";
  5. Informe o valor do empréstimo e o número de parcelas;
  6. Marque a caixa para autorizar o compartilhamento dos seus dados com as instituições financeiras;
  7. Envie a solicitação e aguarde em até 24 horas as propostas com as taxas de juros dos bancos.


Como simular consignado CLT no app Konsi

A Konsi ajuda pessoas que querem encontrar as melhores opções de crédito consignado CLT. Por meio de um aplicativo fácil e simples de usar, o comparador entrega as melhores taxas de acordo com a sua margem consignável.

Veja o passo a passo:

  1. Cadastre o CPF;
  2. Indique o tipo de convênio (CLT, INSS ou servidor público);
  3. Procure por empréstimo consignado;
  4. O app entrega o ranking das melhores oportunidades disponíveis.

A Konsi atua com mais de 20 bancos parceiros em todo o país e garante operações seguras, transparentes e confiáveis.

Baixe o app Konsi aqui.

Quanto tempo para receber as propostas

De maneira geral, as propostas das instituições financeiras habilitadas chegam em um prazo de até 24 horas. No entanto, para receber as propostas é necessário autorizar o compartilhamento dos seus dados na Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Como na modalidade de crédito consignado o pagamento é feito por desconto automático em folha de salário, o papel da CTPS Digital é servir como uma ponte oficial e válida entre o trabalhador, Governo Federal e as instituições financeiras. O sistema consulta o eSocial para confirmar o vínculo empregatício ativo.

Não recebi proposta após 24 horas: o que fazer?

Se você não recebeu nenhuma proposta após 24 horas da simulação e autorização na CTPS Digital, siga estes passos:

  • Revalidar no aplicativo CTPS Digital;
  • Verifique a elegibilidade básica da margem consignável;
  • Contate o RH da sua empresa para corrigir erros cadastrais;
  • Considere canais alternativos.


Diferença entre CTPS Digital e app Konsi

A função do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é funcionar como ponto central de propostas e comparação. Ele não oferece o crédito diretamente, mas centraliza o processo de simulação e recebimento de ofertas.

Por outro lado, os aplicativos/sites de outras empresas têm a função de venda direta e contratação do crédito consignado. No caso da Konsi, entregamos um comparador para o usuário com um ranking com as melhores ofertas.

Problemas na simulação

Embora a simulação de empréstimo consignado para trabalhadores CLT seja geralmente precisa, alguns erros e inconsistências são comuns de aparecerem ou causarem problemas durante a simulação ou nas etapas seguintes.

Veja 3 erros mais frequentes e como resolver o problema:

Problemas na autorização

Problemas na autorização ocorrem quando no momento da simulação na CTPS Digital, o usuário demora muito para selecionar uma proposta. A autorização de acesso tem um prazo de validade (geralmente 30 ou 60 dias)

Para resolver o problema é necessário renovar a autorização na CTPS Digital para que as instituições financeiras possam acessar seus dados mais recentes.

Falhas específicas dos bancos

Falhas específicas dos bancos ocorrem quando o perfil é validado pelo Governo, mas a instituição financeira recusa a proposta. Para solucionar a questão é recomendado tentar a simulação em outros bancos. A recusa de um banco não significa que todos os outros irão recusar.

Divergência de informação cadastral

A divergência de informação cadastral ocorre quando o nome completo, CPF, ou data de nascimento informado ao banco não bate exatamente com o que está registrado na Receita Federal ou na base da Dataprev.

Para resolver o problema é recomendado corrigir os dados no aplicativo do banco e, se a falha persistir, verificar se há necessidade de atualização na Receita Federal ou na base de dados do Governo.

Dicas para simular empréstimo consignado

Além de entender onde e como é possível simular novas operações de crédito, veja nos tópicos abaixo algumas dicas valiosas para ter uma contratação segura.

Margem consignável: lembre-se que o valor máximo da parcela do empréstimo consignado CLT é limitado a 35% do salário.

Consulta na CTPS Digital: para que os bancos possam oferecer propostas, você geralmente precisa autorizar a consulta dos seus dados trabalhistas na CTPS Digital, que se conecta com o sistema do eSocial/Dataprev.

Comparação: sempre utilize os simuladores para comparar o Custo Efetivo Total (CET), e não apenas a taxa de juros, pois o CET inclui todos os encargos e taxas do empréstimo.