IRPF 2024: Como declarar empréstimo consignado?

Descubra quais documentos são necessários e como declarar emprésitmo consignado no Imposto de Renda

25/03/2024 às 18:55 | Atualizado 25/03/2024 às 18:55 | Tempo de leitura: 2 minutos

IRPF 2024: Como declarar empréstimo consignado?

IRPF 2024: Como declarar empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma forma de crédito pessoal na qual as parcelas devidas ao credor são descontadas diretamente na folha de pagamento ou no benefício da pessoa. Isso significa que, ao contrair esse tipo de empréstimo, as parcelas são descontadas antes mesmo do dinheiro chegar à conta do contratante.

No entanto, o que nem todos sabem é que é necessário declarar empréstimo no Imposto de Renda, e saber como declarar corretamente as informações é essencial para evitar problemas com o fisco.

Neste artigo, vamos abordar especificamente como declarar empréstimo consignado no Imposto de Renda 2024, fornecendo orientações claras e diretas para facilitar o processo.

Confira os riscos de não declarar empréstimo consignado no IRPF 2024

É crucial declarar o empréstimo consignado no Imposto de Renda, pois o não cumprimento dessa obrigação pode levar o contribuinte a cair na malha fina e estar sujeito a multas e juros.

Ou seja, quem não declarar o crédito consignado corre alguns riscos. Nesse caso, as penalidades podem incluir juros de 1% ao mês sobre o valor devido, com um mínimo de R$ 165,74 e um limite de até 20% do imposto devido.

Quais os documentos necessários para declarar o crédito consignado no Imposto de Renda?

Para declarar o empréstimo consignado no Imposto de Renda, o contribuinte precisa ter acesso ao informe de rendimentos do ano anterior. O extrato de consignações e o informe de rendimentos podem ser obtidos online.

e-Book gratuito: Entenda seu crédito consignado

Nesse sentido, é possível acessar os documentos por meio dos sistemas de emissão das folhas de pagamento, como o Meu INSS para beneficiários da Previdência Social e o SouGov para servidores públicos federais.

Além do informe de rendimentos, é necessário ter em mãos documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, entre outros relacionados às finanças pessoais.

Como declarar o crédito consignado no Imposto de Renda 2024?

Com os documentos em mãos, o contribuinte deve acessar a plataforma de declaração do Imposto de Renda 2024 e selecionar o campo "Dívidas e Ônus Reais".

Guia de Controle Financeiro Pessoal Konsi

Em seguida, será necessário preencher as informações referentes ao tipo de empréstimo consignado contratado, utilizando o código 11 para bancos e 12 para empresas especializadas e fintechs.

Após selecionar o tipo de empréstimo, o contribuinte deve informar os detalhes do crédito no campo "Discriminação" e o valor da contratação na seção "Situação". É importante seguir esses passos com atenção para garantir a correta declaração do empréstimo consignado no Imposto de Renda.

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store