Os servidores estaduais de Minas Gerais já podem se programar, pois foi divulgado o calendário de pagamento do funcionalismo público referente a 2026. Com a definição das datas, é possível realizar um planejamento financeiro, programar pagamento de contas. Além disso, outra possibilidade seria empréstimo consignado para servidores MG, por exemplo. 

Além do calendário definido, existe a possibilidade de ser aprovado reajuste salarial para os mais de 400 mil servidores em 2026. De acordo com o vice-governador, Mateus Simões (PSD), as conversas sobre o aumento devem ocorrer em maio de 2026.

Calendário de pagamento servidores MG

A administração estadual de Minas Gerais costuma realizar o pagamento dos servidores públicos no quinto dia útil de cada mês. Há 400 mil servidores ativos no funcionalismo mineiro.

Veja o calendário completo de 2026:

MêsPagamento
Janeiro08/01/2026
Fevereiro 06/02/2026
Março06/03/2026
Abril08/04/2026
Maio08/05/2026
Junho09/06/2026
Julho07/07/2026
Agosto07/08/2026
Setembro08/09/2026
Outubro07/10/2026
Novembro09/11/2026
Dezembro07/12/2026


Pagamento de férias-prêmio

De acordo com o Portal do Servidor de Minas Gerais, o pagamento de férias-prêmio segue em andamento em 2026. As férias-prêmio adquiridas até 29 de fevereiro de 2004 que foram convertidas em espécie com a aposentadoria foram retomadas em setembro de 2021. 

O cronograma continuará mensalmente até deixar o pagamento em dia, além de ser realizado da seguinte forma:

  • Ordem cronológica de vigência das aposentadorias;
  • Recebimento do valor integral em uma única parcela;
  • Divulgação mensal do lote de pagamentos a serem efetuados, de acordo com a vigência de aposentadoria. 


De acordo com a administração estadual de Minas Gerais, o pagamento de férias-prêmio é realizado na última semana de cada mês.


O que fazer se ainda não recebeu as férias-prêmio?

A administração estadual de Minas Gerais MG informa que é necessário enviar formulário de requerimento de quitação administrativa de férias-prêmio preenchido e assinado, além de cópia do documento de identidade para o e-mail rhresponde@planejamento.mg.gov.br.

O modelo do requerimento pode ser acessado aqui. A recomendação é que no assunto do e-mail esteja indicado o tema de "não recebimento de férias-prêmio".

Como consultar o contracheque

Para os servidores estaduais de Minas Gerais consultarem o contracheque é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o Portal do Servidor pelo link www.portaldoservidor.mg.gov.br/contracheque;
  2. Clique no botão “consultar”;
  3. Faça o login com o CPF e senha ou pela conta gov.br.

Margem consignável servidores estaduais MG

O decreto estadual n° 46.278, de 19/07/2013 indica as regras de consignação para servidores da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo de Minas Gerais.

Veja qual a margem consignável:


Vale destacar que o valor da margem significa o limite de valor mensal que pode ser comprometido com o pagamento de parcelas de empréstimos consignados. A porcentagem é calculada com base no salário líquido.

Como calcular a margem consignável

A Konsi tem uma calculadora gratuita e simples de usar que mostra a sua margem consignável de 2026 para servidores públicos.

Veja o passo a passo de como usar:

  1. Acesse a calculadora de margem consignável aqui.
  2. Insira sua renda líquida mensal.
  3. Escolha seu vínculo empregatício (INSS, servidor público ou CLT).

Reajuste para servidores em Minas Gerais em 2026

Os servidores estaduais de Minas Gerais podem ter reajuste salarial em 2026, segundo afirmação do vice-governador, Mateus Simões (PSD). Com a adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), será possível realizar a correção inflacionária.

A expectativa é que as conversas com a categoria de servidores públicos ocorram em maio. Veja a declaração do vice-governador em entrevista em janeiro de 2026 ao jornal O Tempo

É um ano em que eu tenho boas expectativas. Acho que a gente está conseguindo organizar as contas do Estado, a gente conseguindo fazer o leilão da Copasa para que os investimentos tenham garantia de fonte. Acho que a gente tem condição plena de chegar no mês de maio com isso discutido com a Assembleia.