Fez empréstimo consignado e não recebeu o dinheiro? Existem diversos motivos que podem causar atrasos na liberação de um crédito consignado. Para esclarecer a situação é importante entender o processo e regras para o consignado.

Detalhes como dados cadastrais, averbação de contrato e atualização de folha de pagamento são alguns exemplos. Entenda todos os detalhes nos tópicos abaixo:

Empréstimo consignado: por que o dinheiro não caiu?

Fez empréstimo consignado e o dinheiro não caiu na conta? Entenda algumas possibilidades que podem ocasionar o atraso na operação de crédito:

Dados incorretos: informações divergentes ou desatualizadas nos dados cadastrais ou dados bancários.

Não averbação do contrato: confirmação do contrato pelos órgãos pagadores a pedido da instituição financeira. Sem a averbação, o banco não libera o crédito. 

Instituição não credenciada: se o banco não for credenciado, a fonte pagadora pode recusar a operação.

Restrição interna: o banco pode ter restrições internas, como limite de idade ou histórico de relacionamento financeiro, que podem causar a negativa ou atraso.

Convênio inelegível: algumas categorias de trabalhadores ou convênios entre empresas e bancos podem não ser elegíveis para o empréstimo consignado

Empréstimo consignado: qual o tempo para a liberação do dinheiro

O prazo para a liberação do dinheiro de um empréstimo consignado geralmente varia de 1 a 5 dias úteis. Esse período pode depender de fatores como a instituição financeira, tipo de convênio, existência de pendências ou problemas no processo de averbação.

A nível de comparação, na Konsi a liberação do dinheiro é feita em até 24 horas úteis, além do solicitante poder receber o valor no mesmo dia.

Como consultar o status do empréstimo consignado

A consulta do status do empréstimo consignado é feito de diversas formas, a depender do tipo de crédito. Entenda as possibilidades na lista abaixo:

Para beneficiários do INSS

Pelo aplicativo ou site Meu INSS, procure por "extrato de empréstimo". Nesse extrato é possível encontrar informações sobre empréstimos vigentes, valores das parcelas, prazos, taxas e margem consignável disponível.

Além disso, é possível obter informações pela Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para trabalhadores CLT e servidores públicos 

A consulta do status do crédito consignado pode ser feita diretamente com a instituição financeira. É importante acompanhar o andamento da proposta para evitar problemas como descontos inesperados e garantir que a operação seja efetuada.

Consulta o status de forma ágil e segura

No aplicativo da Konsi também é possível consultar o status do empréstimo consignado em tempo real, de forma segura e ágil. 

Veja o passo a passo de como usar o aplicativo:

Averbação no empréstimo consignado

A averbação no empréstimo consignado é o processo de registro e autorização do desconto das parcelas do empréstimo diretamente na folha de pagamento ou benefício. 

O processo consiste na confirmação por parte do órgão pagador (como o INSS para aposentados e pensionistas, ou o RH para servidores públicos e trabalhadores CLT) de que o contrato de empréstimo foi aprovado e que as parcelas serão descontadas mensalmente.

Confira como funciona a averbação:

  1. Contratação do empréstimo;
  2. Análise e aprovação;
  3. Envio para averbação;
  4. Confirmação da averbação;
  5. Liberação do dinheiro.


Maciça do INSS 

A maciça do INSS é um procedimento interno essencial que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mensalmente para atualizar e processar a folha de pagamento dos beneficiários. Esse processo é fundamental para garantir que os pagamentos estejam corretos e atualizados para o mês seguinte.

Além disso, a atualização da margem consignável só é efetivada após a maciça. O processamento de empréstimos pode ficar instável neste período. Durante a maciça, o INSS e a Dataprev fecham a folha de pagamento dos beneficiários para o sistema realizar as seguintes tarefas:

  • Atualização de dados cadastrais: verificação e correção de informações dos segurados.
  • Processamento de pagamentos: preparação e processamento dos pagamentos dos benefícios para o mês seguinte.
  • Ajustes no sistema: manutenção e ajustes nos sistemas do INSS para garantir o bom funcionamento e a segurança das informações.
  • Aplicação de reajustes: implementação de aumentos ou reajustes nos valores dos benefícios.
  • Atualização da margem consignável: atualizar a margem consignável dos beneficiários, que reflete nos pagamentos de empréstimos já realizados.

 

As datas da maciça não são fixas e podem variar a cada mês. Geralmente ocorre nos últimos dias de cada mês e se estende até o início do mês seguinte.

Golpe de empréstimo consignado

Para descobrir se um empréstimo consignado é falso, é crucial estar atento a diversos sinais, tomar medidas preventivas e de verificação. Os golpistas utilizam várias táticas, e o conhecimento sobre elas é a melhor defesa.

Veja as principais formas de identificar um empréstimo consignado falso:

  • Desconfie de ofertas muito vantajosas;
  • Nunca faça pagamentos antecipados;
  • Verifique a legitimidade da instituição financeira;
  • Desconfie de abordagens por redes sociais ou telefone;
  • Não clique em links suspeitos;
  • Não forneça dados a desconhecidos;
  • Não assine documentos sem ler.


Como consultar se uma instituição financeira é regulamentada

A consulta para saber se uma instituição financeira é regulamentada deve ser feita pelo site do Banco Central. Veja o passo a passo:

  • Acesse o portal do Banco Central;
  • Preencha dados como segmento ou nome da instituição.

 

Crédito consignado seguro

A Konsi atua com mais de 20 bancos parceiros e autorizados a operarem operações de crédito consignado seguro. Confira o passo a passo abaixo de como utilizar o app.

Cobrança indevida no consignado: o que fazer?

Se o banco estiver cobrando parcelas do crédito consignado mesmo sem o solicitante ter recebido o dinheiro é necessário entrar em contato com a instituição financeira. Guarde todos os protocolos de atendimento e registros das comunicações.

Outra dica é reunir as provas. Junte todos os documentos que comprovem a cobrança indevida, como extratos bancários, contracheques com os descontos, comprovantes de que o empréstimo não foi recebido.

Código de Defesa do Consumidor (CDC)

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege o consumidor contra cobranças indevidas. O banco não pode cobrar por um serviço ou valor que você não contratou ou não recebeu.

Entenda quais são os direitos básicos do consumidor, segundo o CDC:

Proteção à vida, saúde e segurança: contra riscos causados por produtos e serviços perigosos ou nocivos.

Informação precisa e clara: sobre a quantidade, qualidade, composição, característica e preço dos produtos e serviços.

Proteção contra publicidade abusiva ou enganosa: caso seja enganado, o consumidor tem o direito de trocar o produto ou ter o dinheiro de volta.

Facilitação da defesa dos consumidores: incluindo a inversão do ônus da prova em favor do consumidor em certas situações.

Proteção contratual: o CDC apoia o consumidor em situações de onerosidade excessiva e outras condições abusivas em contratos.

Como contestar cobranças indevidas de empréstimo não recebido

Para contestar cobranças indevidas de um empréstimo que você não recebeu, siga seguintes etapas:

  1. Entre em contato com a instituição financeira e peça o cancelamento dos descontos e a devolução de quaisquer valores já cobrados indevidamente.
  2. Reúna provas. Junte todos os documentos que comprovem a cobrança indevida.
  3. Apresente reclamações formais. Se o contato direto com a instituição financeira não resolver o problema, procure os órgãos de defesa do consumidor e reguladores.

 

Canais de reclamação 

Banco Central: para reclamações contra bancos e instituições financeiras. 

INSS: reclamação em casos de cobrança de empréstimo consignado descontado do benefício do INSS.

Portal Gov.br: permite solicitar a exclusão de empréstimos não contratados.

Consumidor.gov.br: plataforma pública para a resolução de conflitos entre consumidores e empresas.

Procon: órgão de defesa do consumidor do seu estado ou município pode mediar a situação.