Fez empréstimo consignado e não recebeu o dinheiro? Existem diversos motivos que podem causar atrasos na liberação de um crédito consignado. Para esclarecer a situação é importante entender o processo e regras para o consignado.
Detalhes como dados cadastrais, averbação de contrato e atualização de folha de pagamento são alguns exemplos. Entenda todos os detalhes nos tópicos abaixo:
Empréstimo consignado: por que o dinheiro não caiu?
Fez empréstimo consignado e o dinheiro não caiu na conta? Entenda algumas possibilidades que podem ocasionar o atraso na operação de crédito:
Dados incorretos: informações divergentes ou desatualizadas nos dados cadastrais ou dados bancários.
Não averbação do contrato: confirmação do contrato pelos órgãos pagadores a pedido da instituição financeira. Sem a averbação, o banco não libera o crédito.
Instituição não credenciada: se o banco não for credenciado, a fonte pagadora pode recusar a operação.
Restrição interna: o banco pode ter restrições internas, como limite de idade ou histórico de relacionamento financeiro, que podem causar a negativa ou atraso.
Convênio inelegível: algumas categorias de trabalhadores ou convênios entre empresas e bancos podem não ser elegíveis para o empréstimo consignado.
Empréstimo consignado: qual o tempo para a liberação do dinheiro
O prazo para a liberação do dinheiro de um empréstimo consignado geralmente varia de 1 a 5 dias úteis. Esse período pode depender de fatores como a instituição financeira, tipo de convênio, existência de pendências ou problemas no processo de averbação.
A nível de comparação, na Konsi a liberação do dinheiro é feita em até 24 horas úteis, além do solicitante poder receber o valor no mesmo dia.
Como consultar o status do empréstimo consignado
A consulta do status do empréstimo consignado é feito de diversas formas, a depender do tipo de crédito. Entenda as possibilidades na lista abaixo:
Para beneficiários do INSS
Pelo aplicativo ou site Meu INSS, procure por "extrato de empréstimo". Nesse extrato é possível encontrar informações sobre empréstimos vigentes, valores das parcelas, prazos, taxas e margem consignável disponível.
Além disso, é possível obter informações pela Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para trabalhadores CLT e servidores públicos
A consulta do status do crédito consignado pode ser feita diretamente com a instituição financeira. É importante acompanhar o andamento da proposta para evitar problemas como descontos inesperados e garantir que a operação seja efetuada.
Consulta o status de forma ágil e segura
No aplicativo da Konsi também é possível consultar o status do empréstimo consignado em tempo real, de forma segura e ágil.
Veja o passo a passo de como usar o aplicativo:
Averbação no empréstimo consignado
A averbação no empréstimo consignado é o processo de registro e autorização do desconto das parcelas do empréstimo diretamente na folha de pagamento ou benefício.
O processo consiste na confirmação por parte do órgão pagador (como o INSS para aposentados e pensionistas, ou o RH para servidores públicos e trabalhadores CLT) de que o contrato de empréstimo foi aprovado e que as parcelas serão descontadas mensalmente.
Confira como funciona a averbação:
- Contratação do empréstimo;
- Análise e aprovação;
- Envio para averbação;
- Confirmação da averbação;
- Liberação do dinheiro.
Maciça do INSS
A maciça do INSS é um procedimento interno essencial que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mensalmente para atualizar e processar a folha de pagamento dos beneficiários. Esse processo é fundamental para garantir que os pagamentos estejam corretos e atualizados para o mês seguinte.
Além disso, a atualização da margem consignável só é efetivada após a maciça. O processamento de empréstimos pode ficar instável neste período. Durante a maciça, o INSS e a Dataprev fecham a folha de pagamento dos beneficiários para o sistema realizar as seguintes tarefas:
- Atualização de dados cadastrais: verificação e correção de informações dos segurados.
- Processamento de pagamentos: preparação e processamento dos pagamentos dos benefícios para o mês seguinte.
- Ajustes no sistema: manutenção e ajustes nos sistemas do INSS para garantir o bom funcionamento e a segurança das informações.
- Aplicação de reajustes: implementação de aumentos ou reajustes nos valores dos benefícios.
- Atualização da margem consignável: atualizar a margem consignável dos beneficiários, que reflete nos pagamentos de empréstimos já realizados.
As datas da maciça não são fixas e podem variar a cada mês. Geralmente ocorre nos últimos dias de cada mês e se estende até o início do mês seguinte.
Golpe de empréstimo consignado
Para descobrir se um empréstimo consignado é falso, é crucial estar atento a diversos sinais, tomar medidas preventivas e de verificação. Os golpistas utilizam várias táticas, e o conhecimento sobre elas é a melhor defesa.
Veja as principais formas de identificar um empréstimo consignado falso:
- Desconfie de ofertas muito vantajosas;
- Nunca faça pagamentos antecipados;
- Verifique a legitimidade da instituição financeira;
- Desconfie de abordagens por redes sociais ou telefone;
- Não clique em links suspeitos;
- Não forneça dados a desconhecidos;
- Não assine documentos sem ler.
Como consultar se uma instituição financeira é regulamentada
A consulta para saber se uma instituição financeira é regulamentada deve ser feita pelo site do Banco Central. Veja o passo a passo:
- Acesse o portal do Banco Central;
- Preencha dados como segmento ou nome da instituição.
Crédito consignado seguro
A Konsi atua com mais de 20 bancos parceiros e autorizados a operarem operações de crédito consignado seguro. Confira o passo a passo abaixo de como utilizar o app.
Cobrança indevida no consignado: o que fazer?
Se o banco estiver cobrando parcelas do crédito consignado mesmo sem o solicitante ter recebido o dinheiro é necessário entrar em contato com a instituição financeira. Guarde todos os protocolos de atendimento e registros das comunicações.
Outra dica é reunir as provas. Junte todos os documentos que comprovem a cobrança indevida, como extratos bancários, contracheques com os descontos, comprovantes de que o empréstimo não foi recebido.
Código de Defesa do Consumidor (CDC)
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege o consumidor contra cobranças indevidas. O banco não pode cobrar por um serviço ou valor que você não contratou ou não recebeu.
Entenda quais são os direitos básicos do consumidor, segundo o CDC:
Proteção à vida, saúde e segurança: contra riscos causados por produtos e serviços perigosos ou nocivos.
Informação precisa e clara: sobre a quantidade, qualidade, composição, característica e preço dos produtos e serviços.
Proteção contra publicidade abusiva ou enganosa: caso seja enganado, o consumidor tem o direito de trocar o produto ou ter o dinheiro de volta.
Facilitação da defesa dos consumidores: incluindo a inversão do ônus da prova em favor do consumidor em certas situações.
Proteção contratual: o CDC apoia o consumidor em situações de onerosidade excessiva e outras condições abusivas em contratos.
Como contestar cobranças indevidas de empréstimo não recebido
Para contestar cobranças indevidas de um empréstimo que você não recebeu, siga seguintes etapas:
- Entre em contato com a instituição financeira e peça o cancelamento dos descontos e a devolução de quaisquer valores já cobrados indevidamente.
- Reúna provas. Junte todos os documentos que comprovem a cobrança indevida.
- Apresente reclamações formais. Se o contato direto com a instituição financeira não resolver o problema, procure os órgãos de defesa do consumidor e reguladores.
Canais de reclamação
Banco Central: para reclamações contra bancos e instituições financeiras.
INSS: reclamação em casos de cobrança de empréstimo consignado descontado do benefício do INSS.
Portal Gov.br: permite solicitar a exclusão de empréstimos não contratados.
Consumidor.gov.br: plataforma pública para a resolução de conflitos entre consumidores e empresas.
Procon: órgão de defesa do consumidor do seu estado ou município pode mediar a situação.



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