Empréstimo consignado: em quais situações é a melhor opção?

Quando vale a pena fazer empréstimo consignado? Veja aqui as situações mais indicadas!

09/01/2023 às 11:00 | Atualizado 09/11/2023 às 01:10 | Tempo de leitura: 3 minutos

Empréstimo consignado vale a pena?

Empréstimo consignado vale a pena?

Se você busca uma linha de crédito com menores juros ou uma forma de conseguir mesmo estando negativado, o empréstimo consignado é a melhor opção!

Essa modalidade de crédito é para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. O empréstimo consignado tem como uma das suas característica juros baixos e também o desconto em folha das parcelas.

Ou seja, a parcela do consignado já vem descontada, mensalmente, da folha de pagamento ou valor da aposentadoria, pensão ou benefício. Essa parcela é acordada em contrato, no momento em que você confirma as informações do pedido de crédito.

Veja a seguir como funciona esse tipo de empréstimo e quando é o melhor momento para fazer a contratação. Continue a leitura e saiba mais!

Leia mais: É servidor público e quer pedir empréstimo? Veja como!

5 situações em que o consignado é a melhor opção

Muita gente contrata o empréstimo consignado para pagar dívidas com taxas de juros altas, para construir, viajar, empreender, cuidar de um problema de saúde, entre outros.

Os objetivos podem ser inúmeros, mas o importante mesmo é que você analise as taxas de juros que as instituições financeiras oferecem, comparando as melhores do mercado antes de concluir a contratação.

Abaixo, listamos 5 situações nas quais o crédito consignado é a melhor coisa a se fazer! Confira!

Veja mais: Simulação de empréstimo consignado: como fazer a sua?

Empréstimo atual com juros mais altos

Como o empréstimo consignado é um valor que será debitado mensalmente de forma automática em folha de pagamento, as taxas de juros são baixas e pode ser adquirido mesmo estando com o nome sujo.

Ao contratar a redução de parcelas você terá menor taxa de juros reduzindo sua parcela mensal. Com a redução da parcela, você troca o banco original do seu contrato por outro que te ofereça menores taxas de juros. Ou seja, o número de parcelas continua o mesmo, mas você vai pagar menos.

Financiamento de veículos

Primeiramente é preciso entender as taxas cobradas pela loja de veículos e compará-las às taxas do crédito, juntamente com o desconto que será obtido ao comprar o veículo à vista.

Feito isso, você poderá perceber que contratar o empréstimo consignado será mais vantajoso, pois além de ter menor taxa de juros (na maioria dos casos), ganhará desconto ao adquirir o veículo pagando à vista.

Compras à prazo em geral

Podemos perceber que nos tempos atuais, os valores de móveis, por exemplo, aumentaram consideravelmente, mas ainda é possível conseguir ótimos descontos quando o optamos pelo pagamento à vista.

Portanto, antes de comprar um item de valor mais elevado, veja qual juros está mais baixo: o do consignado, do parcelamento no site ou na loja física da compra.

Entrada de imóvel

Normalmente, ao comprar um imóvel, você precisa dar um valor de entrada. Algumas pessoas parcelam esse valor, porém, pode ser que pedir um consignado e pagar à vista seja uma opção melhor.

E muitas vezes, quanto menor o valor da entrada, maior são os juros nas parcelas que virão a seguir. De acordo com especialistas no assunto, o ideal é que esse valor seja de, pelo menos, 20% do preço total do imóvel.

A melhor opção para reduzir os juros e o valor total do imóvel é o empréstimo consignado em uma instituição que cobre a menor taxa de juros.

Dessa forma, você garante maior economia na compra, pois você pode destiná-lo para pagamento da entrada e reduzir, consideravelmente, o valor das parcelas do imóvel.

Financiar bens em geral

Investir em um sistema de energia solar, por exemplo, é algo que gera juros elevados no financiamento junto às empresas que vende e instala.

Se você pretende comprar um desses sistemas, que variam desde o aquecimento da água até aparelhos mais complexos que convertem a energia solar em elétrica, analise a possibilidade de pagar à vista, contratando um empréstimo consignado com juros baixos.

E é justamente para te ajudar nisso que estamos aqui!

Saiba mais: 6 detalhes que você precisa saber sobre crédito consignado

Konsi: o simulador de empréstimo consignado!

Lembre-se de fazer uma simulação de crédito antes de contratar o empréstimo. Usando o Konsi app, você conseguirá encontrar a instituição financeira capaz de oferecer as menores taxas naquele momento. Baixe o App da Konsi e encontre de forma prática, autônoma e segura.

Tópicos Relacionados