Como saber se meu empréstimo consignado foi aprovado?

Muitas vezes o cliente, seja o funcionário público ou o aposentado do INSS, faz as simulações, porém quando decide contratar a instituição reprova a operação. Por isso é importante que ele saiba quais os principais requisitos que ajudam a conseguir aprovação do crédito consignado.

18/09/2023 às 14:50 | Atualizado 21/06/2024 às 01:38 | Tempo de leitura: 3 minutos

Como saber se meu empréstimo consignado foi aprovado

Como saber se meu empréstimo consignado foi aprovado

A contratação de um empréstimo consignado pode ser uma solução financeira conveniente para muitas pessoas, como funcionários públicos, beneficiários de programas sociais e aposentados do INSS.

No entanto, antes de conseguir essa aprovação, é importante entender os principais fatores que influenciam a decisão das instituições financeiras.

Este post mostrará como você pode verificar se o seu empréstimo consignado foi aprovado e quais são os requisitos fundamentais para aumentar suas chances de sucesso. 

O que é necessário para ter o empréstimo consignado aprovado?

Embora o processo de aprovação possa variar de acordo com a instituição financeira e as políticas específicas, existem diretrizes gerais que podem ajudar os potenciais mutuários a navegar nesse cenário.

A aprovação de um empréstimo consignado depende de vários fatores, incluindo sua elegibilidade, histórico de crédito e documentação adequada. Veja alguns fatores:

Ter margem disponível

Antes de efetuar a contratação é recomendado que o cliente saiba se ele tem ou não margem disponível. Via de regra essa informação fica disponível em portais de servidores ou no meu INSS, no caso dos aposentados. Ao preencher completamente os dados cadastrais nosso aplicativo consegue também essa informação, trazendo uma informação assertiva e atualizada. Muitas plataformas não conseguem obter essa informação e por isso passam muitas vezes uma simulação irreal, pois o cliente não tem margem consignável para aquele valor e acaba se frustrando.

Ter um salário ou benefícios contínuos

Servidores temporários, cargos comissionados ou espécies de benefícios, como o auxílio doença, que podem ser cessados a qualquer momento, via de regra são recusados na análise de crédito dos bancos. Mesmo se tiver margem disponível é feita essa análise qualitativa que tem uma certa lógica: a garantia do pagamento é a averbação. Se aquele cliente devido ao caráter transitório deixar de receber o benefício ou salário de servidor público o banco vai ficar sem a garantia e terá com isso um risco de inadimplência elevado;

Restrições de idade

Os bancos também fazem uma análise com relação à idade mínima e máxima do cliente. Com relação à idade máxima clientes mais idosos tem uma chance maior de vir a óbito e com isso ter perda pelo não pagamento do empréstimo. Todos os bancos limitam a idade máxima e varia conforme a instituição geralmente entre 68 e 75 anos para início do contrato.

Análise subjetiva

Cada banco possui um birô de crédito onde cruza informações financeiras do cliente e pesquisa nível de endividamento, renda, prejuízos passados no Sistema Financeiro, dentro outros que podem recusar o crédito sem um motivo aparente.

Um birô de crédito é uma empresa especializada que coleta, armazena e avalia informações financeiras e de crédito de consumidores e empresas. Essas informações incluem histórico de pagamentos, empréstimos passados, dívidas pendentes e outros dados relacionados ao comportamento financeiro. Os consumidores também podem acessar seus próprios relatórios de crédito para verificar seu histórico financeiro através de  empresas como Serasa, SPC Brasil e Equifax.

Restrições Financeiras

O crédito consignado é talvez o mais flexível. Costuma aprovar operações mesmo de clientes que possuem dívidas vencidas e/ou em atraso no Sistema Financeiro. As instituições só não aprovar se a dívida atrasada for oriunda da própria instituição.

Esses são os principais motivos de o crédito não ser aprovado.

Você só saberá se o seu empréstimo foi aprovado quando houver a formalização do contrato, depois de serem enviados os documentos e a selfie.

O banco aprovando o CPF, os documentos e conseguindo averbar corretamente o crédito será concedido e enviado, geralmente no mesmo dia da contratação. 

Conforme vimos, a aprovação de um empréstimo consignado envolve uma série de fatores, como margem disponível, estabilidade na renda, idade do mutuário e análise subjetiva por parte dos bancos. Muitas vezes, essa incerteza pode causar frustração aos solicitantes.

Por isso, se você está em busca de um empréstimo consignado, considerar a Konsi como uma alternativa pode ser uma estratégia inteligente para facilitar o processo e aumentar suas chances de obter a aprovação desejada.


Conheça a Konsi Consignado do seu jeito

Diga adeus à burocracia! A Konsi é o app que te ajuda a encontrar as melhores opções de empréstimo consignado, de forma simples, segura e transparente.

Controle total na sua mão. Baixe o app Konsi agora mesmo e compare diferentes ofertas de empréstimos consignados, simule valores e escolha a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Tópicos Relacionados