Tudo que o servidor público estadual deve saber sobre empréstimo consignado

Não perca a oportunidade de ter mais essa facilidade na organização de suas finanças.

14/09/2023 às 19:32 | Atualizado 21/06/2024 às 01:50 | Tempo de leitura: 4 minutos

Tudo que o servidor público estadual deve saber sobre empréstimo consignado

Tudo que o servidor público estadual deve saber sobre empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito disponível não apenas para segurados do INSS, como aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC, mas também para servidores públicos. 

Ele se destaca por suas condições especiais, em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou contracheque do devedor.

Apesar da acessibilidade do empréstimo consignado, existem alguns servidores que não podem utilizá-lo. Isso inclui aqueles com:

  • contrato temporário
  • servidores em cargos comissionados
  • estagiários, 
  • prestadores de serviços 
  • entre outros casos específicos.

Neste post você terá as principais informações sobre como o servidor público estadual deve saber sobre o empréstimo consignado.

Empréstimo consignado para servidores públicos negativados 

Uma vantagem significativa do empréstimo consignado é que ele está disponível mesmo para pessoas com o nome negativado. Isso ocorre devido à baixa probabilidade de inadimplência, uma vez que as parcelas são automaticamente descontadas. Portanto, as instituições financeiras não impõem restrições aos negativados que desejam obter esse tipo de empréstimo.

Quem pode contratar empréstimo consignado?

Na prática, servidores públicos estaduais, municipais e federais, segurados do INSS, como aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC.  

A Konsi atende a diversos grupos de clientes que são elegíveis para contratar um empréstimo consignado. Os principais grupos incluem:

  • Servidores públicos: Diversos servidores públicos têm a possibilidade de contratar empréstimos consignados pela Konsi. Confira abaixo a lista completa:

    1. Servidores públicos do Rio de Janeiro;
    2. Servidores públicos de São Paulo;
    3. Servidores públicos do Amazonas;
    4. Servidores públicos da Bahia;
    5. Servidores públicos de Minas Gerais;
    6. Servidores públicos do Mato Grosso;
    7. Servidores públicos do Paraná;
    8. Servidores públicos de Curitiba.
  • Aposentados e Pensionistas do INSS: Para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou seja, indivíduos que recebem benefícios previdenciários concedidos pelo governo brasileiro através do sistema de seguridade social, seja por meio da aposentadoria ou pensão por acidente ou morte.

Todas as instituições financeiras que possuem a autorização do Banco Central podem oferecer empréstimos consignados. No entanto, é fundamental que o órgão onde o servidor está empregado tenha um convênio com essas instituições para que a operação seja viável.

Quem não pode contratar empréstimo consignado?

Alguns servidores públicos não podem contratar empréstimos consignados. Isso acontece principalmente com aqueles que têm empregos temporários ou que não têm um cargo fixo, como pessoas em contratos temporários, cargos comissionados, estagiários, trabalhadores contratados, entre outros. Isso se deve ao fato de que esses tipos de emprego não oferecem a mesma segurança de um cargo permanente, tornando mais difícil a aprovação de empréstimos consignados para eles.  

Veja alguns desses casos: 

REDA - Tipo de vínculo não atendido para contratação de crédito consignado devido a possibilidade mais fácil de desligamento. 

Cargo de confiança - Um cargo de confiança, também chamado designação, é quando o servidor é contratado por indicação. Como não tem vínculo empregatício, se houver qualquer mudança política, o contrato de trabalho pode ser encerrado.

Comissionado - Tipo de vínculo não atendido para contratação de crédito consignado devido a volatilidade do salário.

Temporário - Tipo de vínculo sem estabilidade, esta que é pré-requisito necessário para contratação de crédito consignado. É um contrato de tempo fixo de contratação.

O que é a margem consignável? 

A margem consignável é o percentual do salário ou benefício do servidor que pode ser usado para pagar um ou mais contratos de empréstimo consignado. As margens podem variar de estado para estado, por isso, confira tabela a seguir:

Servidor estadual: Fique atento às taxas de juros!  

Para conseguir um empréstimo com juros baixos, é necessário saber que os bancos oferecem taxas diferentes e que elas não são sempre iguais. É importante entender alguns detalhes para garantir que você consiga a melhor taxa de juros para o seu empréstimo.

Por essa razão, fazer uma simulação de empréstimo, comparando a situação em diferentes bancos é uma boa ideia, pois assim você pode ver qual banco oferece a menor taxa de juros e escolher a melhor opção para você.

Como contratar o empréstimo consignado? 

Para contratar um empréstimo consignado, o servidor público deve encontrar uma instituição financeira que ofereça esse serviço e fornecer a documentação necessária, que inclui documentos de identificação, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

A boa notícia para os servidores públicos estaduais é que eles podem solicitar empréstimos consignados online, sem a necessidade de sair de casa ou enfrentar filas. As instituições financeiras habilitadas para oferecer esse crédito permitem que o processo seja feito digitalmente, desde o envio de documentos até o recebimento do valor na conta do servidor.

Como fazer uma simulação de empréstimo? 

Servidores públicos estaduais que desejam simular um empréstimo consignado podem fazê-lo procurando uma instituição financeira conveniada ao Banco Central. Essas instituições geralmente disponibilizam simuladores online para que os servidores possam entender as condições contratuais oferecidas.

No Konsi App é possível fazer simulações de empréstimo consignado, redução de parcelas e portabilidade com troco de forma prática, rápida e com atendimento personalizado.

Para solicitar um empréstimo consignado pela Konsi, siga estes passos simples:

  1. Baixe o App Konsi.
  2. Realize o cadastro no aplicativo.
  3. Aguarde a análise de suas oportunidades de crédito.
  4. Escolha a melhor opção disponível.
  5. Solicite o empréstimo no aplicativo, se o crédito estiver disponível.

Saiba mais: Tudo sobre Prova de Vida do INSS para servidores públicos

Konsi: a solução em empréstimo consignado

 O empréstimo consignado é uma opção acessível e conveniente para servidores públicos estaduais, oferecendo taxas de juros atrativas e a flexibilidade de contratação online.

A Konsi é uma plataforma que facilita o acesso ao empréstimo consignado e a portabilidade para aposentados e pensionistas do INSS, servidores de estados como Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Amazonas, além dos servidores municipais de São Paulo.

Baixe agora o aplicativo da Konsi e desfrute da melhor experiência em empréstimo consignado com facilidade, segurança e total transparência. Disponível para Android e iOS.

Com as informações apresentadas neste artigo, os servidores públicos estaduais podem tomar decisões informadas ao considerar o empréstimo consignado como uma opção financeira.

Tópicos Relacionados