Como o servidor público pode pagar menos Imposto de Renda em 2024?

Confira algumas estratégias que servidores públicos podem adotar para reduzir em 20% o Imposto de Renda em 2024

26/04/2024 às 19:11 | Atualizado 03/05/2024 às 15:15 | Tempo de leitura: 3 minutos

Como o servidor público pode pagar menos Imposto de Renda em 2024?

Como o servidor público pode pagar menos Imposto de Renda em 2024?

Com a virada do ano, chega também a época de preocupações com os gastos e as declarações de impostos. Para os servidores públicos, o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pode representar uma parcela significativa dos gastos.

No entanto, fique tranquilo, pois há maneiras de reduzir esse impacto. Neste artigo, vamos explorar algumas estratégias para pagar menos imposto no próximo ano. Acompanhe!

Como funciona o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda (IR), conhecido popularmente como “leão”, é um tributo federal aplicado anualmente sobre o rendimento de cada cidadão. A porcentagem a ser paga ao governo varia de acordo com o total de renda acumulada durante o ano.

Segundo o Ministério da Fazenda, o Imposto de Renda é recolhido para financiar melhorias e desenvolvimento de serviços públicos em todo o país. Isso inclui áreas como saúde, educação, segurança, cultura, esporte, meio ambiente, além de programas de transferência de renda e pagamento de salários de funcionários públicos.

Servidores podem pagar menos imposto com contribuição previdenciária

Uma das maneiras mais eficazes para os servidores públicos reduzirem o pagamento de Imposto de Renda é por meio de contribuições extras para a reserva em Fundo de Previdência Complementar. Tanto em âmbito municipal, estadual ou federal, essas contribuições extras garantem uma redução significativa no imposto.

Os servidores podem deduzir até 8,5% da renda bruta anual com as contribuições regulares, aquelas que contam com a contrapartida do órgão público em que trabalham.

Além disso, podem deduzir mais 12% extras com as contribuições facultativas, descontadas no contracheque ou feitas por meio de boleto. Com esses aportes extras, é possível atingir a dedução máxima de 20,5% da renda bruta anual.

O que é possível deduzir do Imposto de Renda 2024?

Além disso, existem diversas despesas relacionadas aos hábitos de consumo do cidadão que podem ser deduzidas do IRPF. As deduções envolvem gastos com saúde, educação, dependentes, previdência privada e contribuição com INSS. Vamos explorar cada uma delas:

  1. Saúde: Gastos com serviços médicos, hospitalares e de saúde podem ser deduzidos dos impostos devidos. Isso inclui consultas particulares, cirurgias, tratamentos, exames, plano de saúde, próteses, entre outros.
  2. Educação: Gastos com educação, desde creches até ensino superior, podem ser deduzidos. A dedução máxima permitida é de R$ 3.561,50 por pessoa por ano.
  3. Dependentes: Por cada dependente incluído na declaração, é possível obter uma redução de R$ 2.275,08 na base de cálculo do imposto.
  4. Previdência Privada: Contribuintes que possuem planos de previdência do tipo PGBL podem diminuir sua base de cálculo para o IR em até 12%.
  5. Contribuição com INSS: Todos os valores de contribuição previdenciária descontados da folha de pagamento são dedutíveis na declaração.

Além das deduções, também é possível deduzir doações e aluguel do imposto devido. Com essas estratégias e conhecendo as deduções permitidas, os servidores públicos podem reduzir significativamente o pagamento de Imposto de Renda, garantindo uma economia financeira importante no próximo ano.

Conheça a Konsi

Nascida da necessidade de simplicidade, segurança e transparência, a Konsi se destaca como o aplicativo líder em soluções financeiras.

Nosso compromisso é atender aposentados, pensionistas e servidores públicos da melhor maneira possível, proporcionando total autonomia e transparência na hora de escolher as melhores opções de empréstimo consignado.

Com o nosso algoritmo avançado, o KON, você pode contar com cálculos precisos e oportunidades de crédito sob medida, garantindo as melhores condições de juros e liberando o máximo de troco para você. Baixe o app e confira!

Tópicos Relacionados