Aprenda a avaliar o Custo Efetivo Total (CET) de um empréstimo consignado

Entenda como calcular o custo real de um empréstimo consignado e evite dívidas desnecessárias.

02/08/2023 às 20:01 | Atualizado 24/05/2024 às 20:31 | Tempo de leitura: 2 minutos

Custo Efetivo Total (CET) de um empréstimo consignado

Custo Efetivo Total (CET) de um empréstimo consignado

O Custo Efetivo Total (CET) é uma forma de expressar em percentagem o custo total de um empréstimo, incluindo todos os encargos associados, ao longo do seu período de duração. Este valor pode ser um indicador útil para comparar diferentes opções de empréstimo, incluindo o crédito consignado, que tem geralmente uma taxa de juros menor que outros tipos de empréstimos. Ao analisar o CET, temos uma visão mais clara do custo real do crédito.

Por norma do Banco Central, todas as instituições financeiras são obrigadas a informar o CET de seus empréstimos aos clientes antes da contratação. Cabe ao consumidor entender o CET e usá-lo ao comparar empréstimos. Faça download do aplicativo Konsi e faça a simulação ideal para suas necessidades.

Leia mais: Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito consignado?

O que compõe o CET?

Segundo o Banco Central do Brasil, o CET deve incluir, além dos juros, todas as tarifas, taxas, seguros e outros encargos que a operação de crédito ou arrendamento mercantil, direta ou indiretamente, implique para o consumidor, inclusive as despesas relacionadas à contratação.

Isso inclui:

  • Taxa de juros do empréstimo: é o custo básico do empréstimo e é a maior parte do CET.
  • Tarifas: Algumas instituições financeiras cobram tarifas para processar o empréstimo, como tarifas de abertura de crédito
  • Seguros: Algumas instituições financeiras incluem o valor do seguro entre os custos, como o seguro prestamista.

Como calcular o CET?

O CET é, teoricamente, fácil de calcular. Você somaria todos os custos do empréstimo e dividiria pelo valor do empréstimo. Esta é uma simplificação do cálculo e pode não levar em conta todas as nuances do empréstimo. Uma melhor abordagem seria usar uma calculadora online ou um aplicativo financeiro.

Importância do CET na contratação do empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma das melhores opções de crédito devido à sua baixa taxa de juros, por isso muitos servidores públicos optam por ele. Porém, como em qualquer transação financeira, é vital entender todos os custos envolvidos.

Compreender o CET do empréstimo consignado é essencial para uma escolha financeira segura. Saber o CET possibilita uma comparação justa entre diferentes opções de crédito, ajudando a escolher a opção que melhor se adapta à sua capacidade de pagamento.

Manter-se livre de dívidas deve ser sempre o objetivo principal. A tomada de decisões financeiras conscientes pode ajudar a evitar o endividamento excessivo e o estresse financeiro.

O CET é uma ferramenta essencial para compreender o custo real de um empréstimo. Se você, como servidor público, está considerando um empréstimo consignado, certifique-se de que compreende o CET e como ele afeta o custo do empréstimo. Desta forma, você poderá fazer escolhas financeiras melhores e mais informadas.

Konheça o Konsi App

O Konsi app é uma ferramenta poderosa que simplifica todo o processo de obtenção de empréstimos consignados e produtos relacionados, como a portabilidade, troco máximo e saque cartão benefício.

Com ela, você pode comparar as melhores ofertas em 15 principais bancos, garantir as melhores condições de crédito, economizar com a portabilidade e acompanhar seus contratos de forma simples.

Não perca mais tempo pagando juros elevados em seus empréstimos consignados: Baixe o aplicativo Konsi e comece a tomar o controle de suas finanças hoje mesmo.

Com a Konsi, você tem uma maneira eficaz e transparente de otimizar suas finanças pessoais e aproveitar ao máximo os benefícios do empréstimo consignado.

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store