Portabilidade de empréstimo: entenda por que vale a pena!

A portabilidade de empréstimo é uma forma de pagar as menores taxas pelo seu contrato atual de crédito consignado!

04/01/2023 às 11:00 | Atualizado 08/05/2024 às 20:51 | Tempo de leitura: 3 minutos

O que é portabilidade de empréstimo?

O que é portabilidade de empréstimo?

A portabilidade de empréstimo é a transferência do empréstimo consignado que você contratou de uma instituição financeira para outra.

Muita gente não sabe, mas é sim possível transferir aquele empréstimo que está lhe consumindo por ter altas parcelas, para um banco onde eles te oferecem taxas de juros menores.

A portabilidade de empréstimo nem sempre é motivada apenas pela atratividade de melhores condições de taxas e pagamento, mas também pode ocorrer por questões de atendimento.

Continue a leitura para entender melhor como realizar a portabilidade de empréstimo!

Leia mais: Como fazer uma simulação de empréstimo consignado?

O que é a portabilidade de empréstimo e como funciona?

A portabilidade de empréstimo consignado é a possibilidade de você transferir o contrato de crédito que fez em um banco, para outro.

As instituições financeiras praticam diversos tipos de taxas e parcelas, e isso é algo comum no mundo dos negócios.

Após você contratar um empréstimo em uma delas, depois de um certo tempo, outra pode lhe oferecer melhores condições de prazo e taxas e é completamente aceitável que você faça a transferência.

Por que fazer a portabilidade de empréstimo?

Se você tem um empréstimo consignado e viu que as taxas cobradas são muito elevadas e, em muitos casos, até mesmo abusivas, é possível fazer a transferência desse crédito para uma instituição financeira que lhe ofereça menores taxas.

Ao optar por realizar a transferência (portabilidade) do empréstimo consignado para um outro banco, você pode reduzir as taxas e refinanciar o seu contrato.

Assim, poderá até continuar a pagar a mesma parcela, mas receberá um valor da diferença em sua conta. É o que podemos chamar aqui de “portabilidade com troco”!

Também é possível pagar uma parcela menor. Você poderá escolher o que se encaixa melhor, neste momento, no seu orçamento.

Muitas vezes, o banco no qual o empréstimo consignado é originário, consegue reduzir ainda mais essas taxas para que você não faça a portabilidade. Afinal de contas, nenhuma empresa quer perder clientes.

A modalidade de portabilidade de empréstimo consignado foi criada para estimular a competitividade entre os bancos e consequentemente uma melhoria nas propostas para o aposentado e pensionista.

O banco no qual eu tenho empréstimo pode se negar a passar minhas informações?

É totalmente inaceitável que o banco o qual você tem empréstimo, se negue a passar suas informações para a instituição a qual você está solicitando a transferência.

Para manter o cliente, o que a instituição financeira pode fazer nestes casos é propor uma renegociação do empréstimo, podendo aumentar a quantidade de parcelas, diminuir o valor das taxas, entre outros.

O prazo máximo para que o “antigo” banco envie as informações do empréstimo consignado para a outra instituição, é de até 5 (cinco) dias úteis.

Essas informações são:

  • extrato com valor devedor para quitação antecipada da dívida;
  • número do contrato;
  • demonstrativo de evolução do saldo devedor;
  • valor das parcelas;
  • taxas de juros;
  • modalidade de crédito;
  • prazo total e prazo restante.

A partir do momento em que for aprovada a portabilidade, e que a instituição financeira estiver com todos esses dados nas mãos, ela pagará o saldo ao antigo banco e assumirá o empréstimo.

Vou ter que pagar algo pela portabilidade de crédito?

Não dá para garantir que a nova instituição não vá cobrar nada por essa portabilidade de crédito, por isso, é importante conversar e tirar todas as suas dúvidas antes de fechar o contrato.

O que talvez possa ocorrer, é que o novo banco, o qual você está levando o empréstimo consignado, lhe cobre apenas tarifa de abertura de conta.

Para quem é indicada a portabilidade de empréstimo?

Em relação à idade, por lei, não há limite para pedir crédito consignado, e por isso, cada instituição financeira pode determinar uma idade máxima.

Normalmente, quanto mais idade a pessoa tem, menor é o crédito liberado, e além disso, tem mais dificuldade de um banco oferecer a portabilidade (transferência).

No mais, a portabilidade de empréstimo é indicada para qualquer pessoa que queira reduzir taxas que possui no momento, ou que queira renegociar sua dívida, recebendo troco para ter dinheiro na mão!

Konsi App - o simulador de empréstimo consignado!

Com o app da Konsi, você pode simular as taxas de instituições financeiras e realizar a transferência de crédito garantindo as melhores condições de portabilidade de empréstimo!

Baixe agora mesmo o nosso app e veja se há taxas menores para o empréstimo que você já possui!

Tópicos Relacionados