Novos grupos recebem abono do PIS/Pasep esta semana; saiba quais

Descubra quem tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep ainda nesta semana

12/03/2024 às 19:08 | Atualizado 13/03/2024 às 12:38 | Tempo de leitura: 2 minutos

Novos grupos recebem abono do PIS/Pasep esta semana; saiba quais

Novos grupos recebem abono do PIS/Pasep esta semana; saiba quais

Nesta sexta-feira (15), começa o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em fevereiro (PIS) e servidores públicos cadastrados no Pasep, abrangendo um novo público.

O abono salarial é um benefício concedido anualmente pelo Governo Federal aos trabalhadores que atendem aos requisitos estabelecidos. Tanto funcionários de empresas privadas quanto servidores públicos têm direito ao abono. Neste artigo, saiba mais sobre quem terá direito a receber o benefício e como consultar.

Quem recebe o abono do PIS/Pasep nesta semana?

Guia de Controle Financeiro Pessoal Konsi

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em fevereiro (PIS) e servidores públicos cadastrados no Pasep com número final de inscrição 0 e 1 receberão o abono salarial a partir desta sexta-feira. Este é o segundo grupo a receber o benefício liberado pelo governo neste ano.

O valor do abono pode chegar a um salário mínimo (R$ 1.412) e depende do tempo trabalhado com carteira assinada no ano-calendário, que neste caso é o ano de 2022. É importante ressaltar que têm direito ao benefício os trabalhadores com remuneração média de até dois salários mínimos no ano-base.

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa ter sido informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até o dia 10 de maio de 2023, e no eSocial até o dia 5 de dezembro de 2023. Após essa data, o pagamento será realizado somente no próximo exercício.

Como consultar se tem direito?

A consulta para verificar se tem direito ao abono e os valores a receber pode ser feita de forma rápida e prática através do aplicativo da Carteira Digital (Android e iOS) ou no portal Gov.br. Além disso, os trabalhadores podem consultar os valores a receber de anos anteriores.

Para obter mais informações sobre o PIS, os trabalhadores podem baixar o aplicativo Caixa Trabalhador (Android e iOS). Por meio dele, é possível acessar informações sobre o abono salarial e o seguro-desemprego.

Além disso, o trabalhador consegue verificar o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas. Outra opção é entrar em contato através do telefone 158.

A Konsi acompanha de perto as atualizações relacionadas ao abono salarial do PIS/Pasep para oferecer suporte e orientações aos servidores públicos, aposentados e pensionistas. Fique atento ao calendário de pagamentos e não deixe de verificar se tem direito ao benefício!

Tópicos Relacionados