Nova queda? Ministro quer beneficiar aposentados e pensionistas com novo corte no juros do consignado

Teto de juros para consignado do INSS sofreu duas quedas recentes e chegou a 1,68% a.m.

24/05/2024 às 19:39 | Atualizado 24/05/2024 às 19:39 | Tempo de leitura: 2 minutos

Nova queda? Ministro quer beneficiar aposentados e pensionistas com novo corte no juros do consignado

Nova queda? Ministro quer beneficiar aposentados e pensionistas com novo corte no juros do consignado

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, manifestou a intenção de promover um novo corte na taxa de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

A proposta será discutida na próxima reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), marcada para segunda-feira (27). Atualmente, a taxa máxima permitida é de 1,68% ao mês, mas Lupi acredita que ainda há margem para uma redução adicional, apesar da desaceleração nos cortes da taxa Selic.

Teto de juros do consignado vai cair novamente?

O debate no conselho é acirrado, com representantes dos bancos argumentando que o teto deveria refletir as variações dos juros futuros com prazo de dois anos, em contraste com a proposta de Lupi que sugere acompanhar as reduções da Selic.

Lupi também criticou a posição dos grandes bancos privados que reclamam que as taxas atuais são insuficientes para cobrir os custos das operações. "Eles usam a perda de mercado como desculpa para argumentar contra a redução das taxas", disse.

O ministro indicou que, antes de definir novas reduções no teto do consignado, será necessário avaliar o impacto das mudanças nas taxas de juros internacionais, especialmente nos Estados Unidos.


Conheça a Konsi


Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito direcionada a trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS. Ele oferece diversas vantagens.

Algumas delas são: juros mais baixos, prazos maiores para pagamento e desconto das parcelas diretamente do contracheque ou benefício. Mas antes de contratar, é importante entender como funciona e quais são os seus riscos.

Dados apresentados por Lupi, oriundos da Dataprev, mostram que os bancos de médio e pequeno porte aumentaram sua participação no mercado de consignado do INSS de 54,49% para 60,04% entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período deste ano. Enquanto isso, a participação dos seis maiores bancos caiu de 45,51% para 39,96%.

A proposta de redução nas taxas de juros do consignado é parte de uma estratégia mais ampla do ministério para beneficiar os aposentados e pensionistas, oferecendo condições de crédito mais favoráveis e acessíveis, em um contexto de competição acirrada no setor bancário.


Conheça a Konsi Consignado do seu jeito

Diga adeus à burocracia! A Konsi é o app que te ajuda a encontrar as melhores opções de empréstimo consignado, de forma simples, segura e transparente.

Controle total na sua mão. Baixe o app Konsi agora mesmo e compare diferentes ofertas de empréstimos consignados, simule valores e escolha a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Tópicos Relacionados