7 dicas para conseguir a menor taxa de juros no consignado

Veja dicas práticas sobre como analisar taxa de juros para empréstimo consignado e economize tempo e dinheiro!

11/01/2023 às 15:08 | Atualizado 26/10/2023 às 19:12 | Tempo de leitura: 2 minutos

Como conseguir as melhores taxas de juros do mercado

Como conseguir as melhores taxas de juros do mercado

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito com taxas de juros mais baixas do mercado.

Isso porque aposentados, pensionistas e servidores públicos são considerados parte de um público com menor inadimplência e maior segurança, já que o valor das parcelas se dá por meio do desconto em folha.

Diversas instituições financeiras brigam na concorrência para conquistar este público, mas é preciso analisar e comparar as taxas de juros e condições de cada uma delas.

Continue a leitura e saiba mais!

Leia mais: Como usar um simulador de empréstimo consignado?

Como conseguir a menor taxa de juros no empréstimo consignado

Antes de buscar crédito consignado, você deve ter melhor organização financeira, até para saber de qual o valor precisa e quanto você poderá pagar por mês, sem correr o risco de ficar endividado.

Siga as dicas que preparamos para você conseguir a menor taxa de juros na hora de pedir um empréstimo consignado.

Entenda quais taxas são cobradas

Quando se contrata um empréstimo consignado, não é somente a taxa de juros que é contabilizada, mas também encargos, tributos e despesas operacionais.

São eles:

  • custo efetivo total;
  • taxa de juros nominal e efetiva;
  • IOF;
  • taxa de análise de crédito;
  • TAC (taxa de abertura de crédito);
  • taxa de manutenção de cadastro e administrativas.

Em alguns casos, pode ser incluído contratações de serviços não-obrigatórios, como os seguros.

Saiba como funciona o cálculo dos juros compostos

Em poucas palavras, podemos dizer que os juros compostos são os juros aplicados sobre juros e super importante para o contexto geral do mercado financeiro como um todo.

Para quem atrasa uma fatura de cartão de crédito ou um boleto de compras, por exemplo, ele pode ser péssimo. Porém, para quem faz investimentos, ele é um ótimo aliado.

Para se beneficiar dos juros compostos é preciso ter planejamento e educação financeira.

Faça uma simulação

Antes de assinar o contrato com uma instituição financeira, tenha definido o valor que vai precisar, quanto poderá pagar de parcela e a destinação daquele dinheiro.

Você pode fazer uma simulação pelo App da Konsi e ter autonomia para escolher onde quer contratar o seu empréstimo consignado com a melhor taxa de juros.

Compare o CET

Diversas vezes compramos alguns produtos a prazo e só levamos em consideração a taxa de juros que estão inclusas nas parcelas. Mas é importante que a gente avalie o Custo Efetivo Total (CET).

O CET contém todos os encargos que giram em torno de um empréstimo consignado ou compra a prazo. Portanto devemos observar muito mais coisas do que apenas a taxa de juros.

Leia o contrato com bastante atenção

No contrato do empréstimo consignado está especificado todas as taxas de juros, quantidade de parcelas, seus direitos como contratante e também seus deveres que deverão ser cumpridos.

Leia também: Aplicativo de empréstimo é confiável? Saiba como escolher!

Pesquise no site do reclame aqui

O Reclame Aqui é um site brasileiro que recebe reclamações de clientes sobre empresas, produtos, serviços e atendimento.

É um espaço onde as empresas podem conversar e resolver os problemas com seus clientes. Por isso é importante que você pesquise neste site, sobre a instituição financeira que pretende contratar o empréstimo.

Saiba mais: Empréstimo consignado: em quais situações é a melhor opção?

Use o app comparador de crédito da Konsi e encontre a menor taxa

Com o App da Konsi você pode comparar o empréstimo consignado em várias instituições financeiras, a taxa de juros e condições, gratuitamente e de forma segura, fácil e prática!

Tópicos Relacionados