INSS antecipa benefícios e aposentadoria para grupo de brasileiros; saiba como vai funcionar

Descubra quem recebe pagamento antecipado do INSS em maio e confira calendário atualizado

08/05/2024 às 17:00 | Atualizado 08/05/2024 às 17:00 | Tempo de leitura: 2 minutos

INSS antecipa benefícios e aposentadoria para grupo de brasileiros; saiba como vai funcionar

INSS antecipa benefícios e aposentadoria para grupo de brasileiros; saiba como vai funcionar

Boa notícia para mais de 33 milhões de brasileiros! O Governo Federal, por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), antecipou o pagamento do 13º salário e de outros benefícios para este mês de maio. A medida visa injetar R$ 33,68 bilhões na economia e beneficiar aposentados e pensionistas.

Essa antecipação abrangerá os benefícios referentes aos meses de maio e junho, incluindo também o 13º salário, que já havia sido antecipado para todos os beneficiários da Previdência Social por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março.

A seguir, você vai descobrir quem pode receber os valores antecipados. Continue lendo!

Quem vai receber o pagamento antecipado do INSS?

Para receber o valor antecipado, o beneficiário deve residir em algum dos municípios em estado de calamidade pública devido às chuvas no Rio Grande do Sul.

Assim, o 13º salário e a folha de pagamento de maio foram antecipados para os dias 24, 27, 28, 29 e 31 de maio, de acordo com o final do número do benefício.

Confira calendário de pagamento antecipado do INSS

Número final do benefício Data de pagamento
1 24/mai
2 27/mai
3 28/mai
4 29/mai
5 31/mai
6 3/jun
7 4/jun
8 5/jun
9 6/jun
0 7/jun

Como receber o pagamento do INSS?

Para receber essa antecipação, os beneficiários devem solicitar o adiantamento do benefício junto ao banco onde recebem sua renda previdenciária, mediante a assinatura de um termo de opção.

Os pagamentos dos benefícios do INSS são realizados conforme o mês de competência. Assim, a liberação dos valores ocorre no final de cada mês e adentra o início do mês seguinte.

Os segurados com benefícios de valor equivalente a um salário mínimo (R$ 1.412) são os primeiros a receber, seguidos pelos beneficiários com valores superiores, até o teto estabelecido pelo INSS.

Tópicos Relacionados