O horário comercial funciona como uma baliza social e operacional, que tem o objetivo de sincronizar o atendimento ao público e a comunicação entre empresas.
Ele é aplicado à jornada de trabalho como o período em que o funcionário cumpre sua carga horária contratual. Enquanto o horário comercial define a disponibilidade do negócio para o mercado, a jornada define o tempo de dedicação do trabalhador, podendo ambos coincidir totalmente ou variar conforme escalas específicas.
O que é horário comercial?
O horário comercial é o período do dia em que a maioria das empresas, escritórios e serviços estão abertos para atendimento ao público e realização de transações. Ele serve como uma convenção social para organizar o fluxo de trabalho e facilitar a comunicação entre diferentes negócios.
O horário comercial existe para garantir que fornecedores, clientes e parceiros consigam se contatar simultaneamente, facilita serviços de entrega e suporte técnico, além de ajudar a organizar a jornada de trabalho dos profissionais.
Qual o horário comercial?
No Brasil, não há uma lei federal única que obrigue todas as empresas a seguirem exatamente o mesmo padrão. De maneira geral, o horário comercial padrão costuma ser de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00.
Na jornada de trabalho há intervalo para almoço, que geralmente ocorre entre 12h e 14h. Aos sábados, muitas lojas de rua funcionam em horário reduzido, normalmente das 09:00 às 13:00.
Variações de horário por setor
Dependendo do ramo, a dinâmica do horário comercial muda drasticamente. Confira alguns exemplos:
- Shoppings: funcionam em horário estendido, normalmente das 10:00 às 22:00, inclusive aos sábados. Aos domingos, o horário costuma ser das 14h às 20h.
- Bancos: geralmente das 10:00 às 16:00.
- Supermercados e farmácias: costumam ter os horários mais amplos, muitas vezes das 07:00 às 22:00.
- Órgãos públicos: frequentemente operam das 08:00 às 17:00 ou 09:00 às 18:00, mas algumas repartições têm atendimento ao público apenas em meio período.
O que é carga horária?
A carga horária é o tempo total que um trabalhador dedica às suas atividades profissionais em um determinado período, como dia, semana ou mês, por exemplo. A regra é estabelecida em contrato e regulamentada pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Veja como funciona:
- Carga horária CLT: jornada de 8 horas diárias e semanal de até 44 horas.
- Carga horária para servidor público: depende do órgão. Há profissionais com jornada de 20 horas e outros com 40 horas semanais.
O que não conta na carga horária?
O intervalo para almoço não é remunerado e não conta na soma das horas de trabalho. Além disso, o deslocamento entre a casa e o trabalho (horas in itinere) também não faz parte da carga horária.
Há alguns casos em que a jornada de trabalho é reduzida. Veja alguns exemplos:
- Estagiários: máximo de 6 horas diárias;
- Bancários: geralmente 6 horas diárias;
- Jornalistas: geralmente 6 horas diárias.
Escala de trabalho: como funciona
As empresas distribuem as horas de trabalho de diferentes maneiras, chamadas de escalas. Veja alguns exemplos:
Escala 5x2: trabalha-se de segunda a sexta, geralmente 8h por dia para compensar o sábado e totalizar as 44 horas semanais, folgando sábado e domingo.
Escala 6x1: trabalha-se 6 dias e folga-se 1. O horário pode ser de 8h/dia (segunda a sexta) + 4h no sábado, ou 7h20 todos os dias.
Escala 12x36: o profissional trabalha 12 horas seguidas e tem direito a 36 horas de descanso ininterruptas, geralmente nas áreas de saúde e segurança.
Quantas horas pode trabalhar aos finais de semana?
O funcionamento do trabalho aos finais de semana depende de como a empresa organiza a jornada semanal. Pela legislação brasileira de trabalho (CLT), o sábado é considerado um dia útil de trabalho, enquanto o domingo é o dia preferencial de descanso.
Veja as principais regras:
Trabalho aos sábados
O sábado faz parte da carga horária normal de 44 horas semanais. Existem dois modelos comuns:
- Sem compensação: trabalha 8 horas de segunda a sexta e 4 horas no sábado, totalizando 44h.
- Com compensação: trabalha um pouco mais durante a semana para não trabalhar no sábado.
O limite de jornada é de 8 horas normais, podendo chegar a 10 horas se houver horas extras. A regra permite o máximo de 2 horas extras por dia.
Trabalho aos domingos
O domingo é, por lei, o dia do DSR (Descanso Semanal Remunerado). Para trabalhar nesse dia, a empresa precisa ter autorização legal. Setores essenciais como saúde e segurança ou convenção coletiva de comércio são alguns exemplos.
- Limite de horas: segue a mesma regra dos dias úteis: máximo de 8 horas diárias, com limite total de 10 horas, incluindo extras.
- Folga compensatória: se trabalhar no domingo, a empresa deve fornecer uma folga em outro dia da semana.
- Pagamento em dobro: se a empresa não der a folga compensatória na mesma semana, ela é obrigada a pagar as horas trabalhadas no domingo com adicional de 100%.
Jornada de trabalho no home office
A Lei 14.442/2022 implementou algumas atualizações a respeito da jornada de trabalho remota ou teletrabalho. Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar de casa não significa necessariamente não ter horários.
Existem dois modelos principais de jornada remota:
- Jornada por tempo: possui controle de ponto, tem direito a receber horas extras, além do direito de desconexão para os períodos de descanso.
- Jornada por produção: liberdade de horário e sem pagamento de hora extra.



















































































![Veja como calcular a margem consignável [2025]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fres.cloudinary.com%2Fdc5gzexeu%2Fimage%2Fupload%2Fv1737666381%2Fveja-como-calcular-margem-consignavel-2025_ryy4vv.webp&w=3840&q=100)












