Conta corrente ou cartão magnético: onde receber o benefício do INSS?

Afinal, por que beneficiários do INSS devem optar por receber empréstimo consignado na conta corrente?

02/08/2023 às 19:42 | Atualizado 12/09/2023 às 12:46 | Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem de capa do post

Imagem de capa do post

Aposentados ou pensionistas do INSS têm direito a um benefício especial: acesso a empréstimos consignados. Essa é a modalidade de crédito pessoal com as melhores taxas do mercado, por conta da garantia que as instituições bancárias têm de descontar as parcelas diretamente do benefício, tornando o processo de pagamento muito mais simplificado. 

Por questão de segurança, os bancos têm como regra pagar o crédito do empréstimo contratado na mesma conta em que o cliente recebe o pagamento do seu benefício. No entanto, muitos beneficiários do INSS recebem seu pagamento mensal via Cartão Magnético. Nesse caso, ao contratar um crédito consignado, o beneficiário precisa informar uma conta corrente ou poupança em seu nome, apresentando um comprovante da mesma. 

Portanto, surge uma pergunta: é melhor receber o empréstimo consignado na conta corrente ou poupança em que recebe o benefício ou no cartão magnético?

Embora ambos os métodos tenham suas vantagens, optar por receber o empréstimo consignado diretamente na conta em que recebe a aposentadoria ou pensão traz benefícios significativos, principalmente referentes à segurança. Confira!

Confira também: Desbloquear empréstimo para aposentado e pensionista do INSS

Vantagens de receber o benefício do INSS na conta corrente

A escolha pelo cartão magnético requer atenção especial do usuário, pois se o benefício não for sacado no período de 60 dias, o pagamento é suspenso. Além disso, por não ser conta corrente, esse modelo de conta não pode receber transferências, então o pagamento do seu consignado não poderá ser feito na conta do cartão magnético.

Maior Comodidade

Ao optar por receber o benefício na conta corrente ou poupança, você não tem o desconforto de precisar ir até uma agência bancária realizar o saque, sem contar com o risco de sair da agência portando todo o valor.

Com essa opção, poderá movimentar a quantia recebida através do aplicativo do banco ou com o cartão em caixas eletrônicos e realizar pagamentos de compras via débito. Quando realizar um empréstimo consignado, o pagamento será feito pelo banco apenas nessa conta, o que agiliza na aprovação do contrato, já que a conta cadastrada no INSS é conferida pelo banco realizador do empréstimo.

Menor Chance de Fraude

O risco é um problema constante no mundo financeiro. Ao optar por receber o benefício em conta corrente ou poupança, o empréstimo obrigatoriamente terá que ser pago na mesma conta, o que reduz o risco de fraude. Afinal, quando o benefício é recebido por cartão magnético, golpistas podem criar contas usando dados vazados do beneficiário e realizar um contrato fraudulento de empréstimo para ter acesso ao crédito liberado.

Maior oferta de crédito

O maior número de fraudes em operações de empréstimos consignados ocorre com optantes pelo recebimento em cartão magnético. Isso fez com que muitos bancos e correspondentes deixassem de atender esse público, ou seja, o beneficiário que opta pelo cartão magnético pode ficar restrito a poucas opções e não acessar as melhores taxas de juros do mercado.

Leia mais: Como baixar e acessar o Meu INSS

Como alterar para o recebimento em conta corrente

A opção de alterar o método de pagamento para conta corrente já está ao seu alcance através do Meu INSS, seja pelo site ou aplicativo móvel.

Para fazer isso, é só seguir os passos: primeiro, faça o login usando seu CPF e senha. Em seguida, selecione a opção "Agendamento/Solicitações". Depois, clique em "Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços" e, por fim, escolha "Transferir Benefício para Conta Corrente". O último passo é enviar a documentação necessária.

Assim, você terá seu benefício diretamente na sua conta corrente, de maneira prática e segura.

Para + informações: Mudança de pagamento para conta corrente já está disponível no Meu INSS

Aqui na Konsi, nós nos dedicamos a ajudar você a tomar decisões financeiras mais informadas. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e conselhos sobre empréstimos consignados e outras questões financeiras.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o empréstimo consignado para beneficiários do INSS. Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também fiquem informados.

Precisando de Konsignado?

Com o app da Konsi você pode simular as taxas de juros e condições do empréstimo consignado em várias instituições financeiras, de forma segura e prática!

Banner promocional do Konsi Blog
Banner promocional do Konsi Blog
Ícone Konsi no fundo escuro

Baixe o aplicativo

Pague menos pelo seu empréstimo

Disponível no Google PlayDisponível na App Store