Como se organizar financeiramente para pedir um empréstimo?

Aprenda como se organizar financeiramente e tenha uma estabilidade financeira na prática!

27/12/2022 às 14:54 | Atualizado 25/10/2023 às 21:32 | Tempo de leitura: 4 minutos

O que saber antes de pedir um empréstimo?

O que saber antes de pedir um empréstimo?

Saber como se organizar financeiramente para solicitar um empréstimo consignado é essencial, ainda que você seja servidor público, aposentado ou pensionista. Afinal de contas, por mais que se tenha a garantia de que irá receber dinheiro todos os meses, pelo resto da vida, é preciso ajustar as contas.

E pode ser que você esteja em um momento da vida que queira abrir um novo negócio, fazer uma viagem ou cobrir despesas médicas de última hora. A melhor opção, nesses casos, é optar pelo crédito consignado.

Mas você pode se sentir um pouco inseguro ao pedir um empréstimo, especialmente se nunca fez isso. Chegam aquelas dúvidas, o medo de “dar um passo maior que a perna” e é por isso que fizemos este conteúdo: para te tranquilizar e dizer que pedir crédito consignado pode ser a melhor opção no momento.

Veja abaixo dicas importantes que vão te ajudar a organizar sua vida financeira e trazer maior tranquilidade para pedir o empréstimo que precisa. Confira!

Leia mais: 6 detalhes que você precisa saber sobre crédito consignado!

Por que pedir crédito consignado?

A resposta para essa pergunta é bem simples e existem diversos motivos para isso. O primeiro é que trata-se da modalidade de crédito com a menor taxa de juros do mercado variando de 1,3 a 2%.

Vejamos outras vantagens que esse tipo de empréstimo é capaz de oferecer:

  • parcelas descontadas em folha, ou seja, você não precisa se preocupar com datas para pagar boletos;
  • a margem de crédito tem um limite, o que impede que você faça grandes dívidas;
  • você pode quitar a dívida de forma antecipada caso queira, com o abatimento de juros proporcional ao adiantamento;
  • possibilidade de valor liberado no mesmo dia na sua conta cadastrada.

Há várias outras vantagens em contratar esse tipo de crédito como melhores opções de parcelamento, portabilidade de empréstimo para uma instituição que oferece taxas menores e assim por diante.

Quem pode contratar crédito consignado?

Esse tipo de empréstimo só pode ser solicitado por aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos (há também outros grupos). São essas as pessoas que serão capazes de contratar um empréstimo com as menores taxas que o mercado oferece.

Passo 1: Identifique qual sua situação financeira atual

Você acabou de tomar a decisão de pedir seu empréstimo consignado e agora precisa organizar as finanças para colocar os planos em ação com maior tranquilidade.

Então, a primeira coisa que precisa fazer é “colocar a casa em ordem”, ou seja, entender qual é o seu momento financeiro. Por exemplo, se ainda está pagando alguma dívida mais elevada, o valor da fatura do cartão de crédito nos próximos meses, o quanto gasta em contas fixas e variáveis e assim por diante.

Para te ajudar, você pode usar uma planilha online ou o velho trio que nunca falha: papel, caneta e calculadora.

Passo 2: Saiba para quê e de que forma você usará o empréstimo?

A pergunta a ser feita aqui é: “Por que eu preciso de um empréstimo?”. É importante ter objetivos claros quanto a esse motivo.

Por exemplo, contratar crédito consignado é perfeito para quem deseja comprar um carro. Você paga o carro à vista com o valor que conseguiu contratar e assim, não paga juros de financiamento (que são bem elevados) e ainda consegue negociar um preço melhor pelo bem.

Quer mais um ótimo motivo para contratar crédito consignado? Pagar dívidas mais caras. Por exemplo, os juros de cartão de crédito apresentam uma média de 12,5% ao mês e podem ser ainda maiores em alguns bancos. Como o juros do consignado é muito menor (de 1,3 a 2%) vale a pena contratar e se livrar do rotativo do cartão.

Passo 3: Renegocie empréstimos já contratados

Você já possui empréstimos que contratou em outro momento? Por exemplo, quando você ainda não era concursado, aposentado ou pensionista? Provavelmente deve estar pagando taxas elevadas e uma ótima maneira de se organizar financeiramente para pedir um novo empréstimo é renegociando os antigos.

Aqui na Konsi, temos ótimas opções para ajudá-lo nesse sentido. Por exemplo, você pode fazer a portabilidade do seu empréstimo, conseguindo taxas melhores e/ou um valor por parcela que cabe no seu bolso e não vai comprometer suas finanças.

Passo 4: Compare as melhores taxas do mercado

Esse é o passo mais importante para conseguir crédito consignado com as melhores taxas do mercado.

Da mesma forma que você vai em várias lojas e faz pesquisa de mercado na hora que precisa comprar, por exemplo, um smartphone, também deve pesquisar pelas melhores oportunidades que o mercado oferece na hora de pedir um empréstimo.

Coloque na balança alguns fatores que fazem diferença. Por exemplo, tenha já estabelecido o valor máximo da parcela que consegue pagar por mês e o valor que pretende contratar dentro da margem consignável que tem disponível.

Saiba mais: Consignado para aposentados: como usar da melhor maneira

Simule seu crédito no Konsi App

Baixe o app da Konsi e faça uma simulação de crédito hoje mesmo. Nesse primeiro momento, você pode simular o empréstimo que deseja pedir e analisar qual será o valor final real. Depois da simulação, pode partir para a ação e pedir o seu crédito consignado com toda a segurança e tranquilidade de que conseguiu a melhor oportunidade sendo capaz de manter sua saúde financeira.

Viu como se organizar financeiramente é simples? Você não precisa ficar com medo de pedir um empréstimo, não cumprir com suas obrigações financeiras e deixar de ter dinheiro para lazer se houver um planejamento.

Você ainda tem dúvidas sobre como funciona o crédito consignado e como pedir? Assista ao nosso vídeo explicando como você pode pedir o seu empréstimo pelo nosso app!

Tópicos Relacionados