Como controlar o uso do cartão de crédito consignado e não se endividar

Dicas práticas para gerir o uso do seu cartão de crédito consignado sem cair na armadilha dos juros.

24/08/2023 às 19:35 | Atualizado 08/05/2024 às 20:53 | Tempo de leitura: 2 minutos

controlar o uso do cartão de crédito consignado

controlar o uso do cartão de crédito consignado

Você sabe a importância de um planejamento financeiro?

Manter o controle financeiro é fundamental para uma vida econômica saudável. Isso evita dívidas desnecessárias e promove estabilidade financeira. Para os servidores públicos, isso é ainda mais relevante para garantir um futuro tranquilo e seguro mesmo depois de se aposentar.

Já falamos em outros momentos aqui na Konsi sobre a importância da educação financeira e de como ela permite que você faça escolhas conscientes e seguras sobre seus gastos. Assim, você terá uma base mais sólida para entender o assunto de hoje: como gerir o uso do cartão consignado sem cair em dívidas.

Leia mais: Guia Prático de Educação Financeira para Servidores Públicos

O cartão consignado: como funciona?

Ele atua da mesma forma que um cartão de crédito tradicional, permitindo que você efetue compras, porém, apresenta alguns benefícios adicionais. O cartão  de crédito consignado possui uma taxa de juros inferior à de um cartão de crédito convencional, enquanto um cartão de crédito comum possui uma taxa de juros mensal entre 10 e 15%, a taxa de um cartão consignado varia de 3 a 5%, ou seja, uma diferença considerável.

Além das taxas menores, com ele é possível sacar em dinheiro até 70% do limite remanescente utilizando essa taxa de juros mais favorável. Vale destacar também que, apesar de os juros do cartão de crédito consignado serem menores que os do cartão de crédito padrão, eles são mais elevados que os do empréstimo consignado padrão.

Dicas para usar o cartão de crédito consignado sem se endividar

O cartão de crédito consignado pode ser uma  excelente alternativa para aqueles que sabem como usá-lo. Aqui estão algumas dicas úteis para mantê-lo sob controle:

Estabeleça um limite de gastos

Não gastar além da sua capacidade de pagar a fatura total do mês. Caso não consiga pagar o total da fatura, será descontado o mínimo direto na folha de pagamento, até que o saldo devedor seja quitado. Havendo a possibilidade de antecipar a quitação, você evitará de pagar os juros mensais. Dessa maneira , se evita o endividamento excessivo.

Evite o pagamento mínimo

Pagar apenas o mínimo em seu cartão de crédito consignado pode resultar em um ciclo de dívida que é difícil de quebrar. Se você só paga o mínimo, a dívida restante é rolada para o próximo mês, aumentando a quantidade de dinheiro que você deve.

Não tenha mais de um cartão

Ter mais de um cartão de crédito consignado pode ser tentador, mas é uma armadilha. Isso pode levar ao endividamento, pois você pode acabar gastando além de suas possibilidades.

Benefícios de utilizar o cartão de crédito consignado corretamente

Quando usado corretamente, o cartão de crédito consignado oferece benefícios como menores taxas de juros em comparação com os cartões de crédito convencionais e sem anuidade.

Além disso, o cartão de crédito consignado também possui um limite mais alto que outros cartões de crédito, proporcionando uma maior liberdade financeira para aqueles que sabem gerenciar suas finanças.

Saiba mais: Cartão de crédito consignado: entenda como funciona

Cartão de crédito Konsignado é na Konsi!

O importante é usar o cartão de crédito consignado de maneira inteligente e responsável. Afinal, nossa meta aqui na Konsi é sempre incentivá-lo a construir uma vida financeira saudável. Você pode baixar nosso aplicativo para começar a gerenciar melhor suas finanças e controlar o uso do seu cartão de crédito consignado.

Lembre-se: um pouco de planejamento e controle financeiro pode levar você longe!

Tópicos Relacionados