Caixa Tem: como recuperar o acesso sem o e-mail?

Não está conseguindo acessar o aplicativo Caixa Tem para receber seus benefícios sociais e realizar transações? Aprenda a recuperar o acesso sem o e-mail!

03/01/2024 às 13:30 | Atualizado 01/02/2024 às 06:04 | Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem de capa do post

Imagem de capa do post

O que você vai ler neste artigo:

    O que é o Caixa Tem?

    O Caixa Tem é um aplicativo de pagamentos e serviços do Governo Federal, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. O aplicativo foi lançado em 2020, durante a pandemia de COVID-19, para facilitar o pagamento de benefícios sociais e o acesso a serviços financeiros a pessoas de baixa renda.

    Com o Caixa Tem, é possível receber diversos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), o saque emergencial do FGTS e o saque do abono salarial (PIS).

    Além disso, com o Caixa Tem também é possível realizar diversas operações financeiras, como:

    • Pagar contas e boletos;
    • Fazer transferências e Pix;
    • Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa e em lotéricas;
    • Investir em poupança e tesouro direto;
    • Solicitar empréstimos.

    Quais benefícios sociais é possível receber no Caixa Tem?

    Os seguintes benefícios sociais podem ser recebidos no Caixa Tem:

    • Auxílio Brasil: é um programa de transferência de renda do governo federal para famílias em situação de extrema pobreza. O valor do benefício varia de acordo com a composição familiar e a renda per capita.
    • Benefício Emergencial de Desemprego (BEm): é um benefício concedido aos trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou reduzido durante a pandemia de COVID-19. O valor do benefício é de 30% do valor do seguro-desemprego.
    • Auxílio Emergencial: foi um benefício concedido pelo governo federal em 2020 e 2021 para trabalhadores informais e autônomos que perderam renda durante a pandemia de COVID-19, no entanto, ainda é pago para famílias e cidadãos afetados por catástrofes naturais.
    • Bolsa Família: o Bolsa Família  é um programa de transferência de renda do governo federal para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O valor do benefício varia de acordo com a composição familiar e a renda per capita.
    • Renda Cidadã: é um programa de transferência de renda do governo federal para famílias em situação de extrema pobreza. O valor do benefício varia de acordo com a composição familiar e a renda per capita.
    • Saque do abono salarial: benefício anual que é pago aos trabalhadores que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias em um ano.

    O que acontece se eu perder o acesso ou a senha do Caixa Tem?

    Se você perder o acesso ou a senha do Caixa Tem, não será possível realizar nenhuma operação financeira pelo aplicativo. Além disso, você também não poderá receber os benefícios sociais que são pagos pelo aplicativo.

    Como recuperar o acesso ao Caixa Tem sem o e-mail cadastrado?

    Se você perdeu o acesso ao Caixa Tem e não tem mais acesso ao e-mail cadastrado, você também pode pedir uma restauração de senha através de um código recebido por SMS.

    Para isso, basta você realizar o seguinte procedimento:

    • Abra o aplicativo Caixa Tem no seu celular;
    • Insira o seu CPF cadastrado;
    • Clicar em “Esqueci minha senha”
    • Na página seguinte, o aplicativo irá lhe perguntar se você quer receber o código de recuperação de senha através do seu e-mail ou por SMS em seu celular cadastrado, basta selecionar a opção “SMS”.
    • Insira o código enviado ao seu celular no campo “Código” em seu aplicativo.
    • Escolha uma nova senha.

    No entanto, caso você não tenha acesso nem ao seu e-mail e nem ao número de celular cadastrado, será necessário ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para recuperar o acesso.

    Recuperando sua conta Caixa Tem em uma agência da Caixa

    Confira o passo a passo detalhado de como recuperar o acesso ao Caixa Tem sem o e-mail cadastrado:

    • Acesse o site da Caixa Econômica Federal (https://www.caixa.gov.br/).
    • Clique no botão "Agências".
    • Digite o CEP da sua cidade e clique em "Pesquisar".
    • Selecione a agência mais próxima de você.
    • Clique no botão "Agende seu atendimento".
    • Selecione o serviço "Atendimento para Caixa Tem".
    • Escolha a data e o horário do atendimento.
    • Clique no botão "Agendar".

    No dia e horário agendados, compareça à agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos:

    • Documento de identificação original (RG ou CNH)
    • Comprovante de residência original

    Após a apresentação dos documentos, você poderá pedir ao funcionário da agência para cadastrar um novo e-mail e um novo número de telefone em sua conta.

    Com isso, você poderá acessar o seu aplicativo novamente, confirmar o seu novo e-mail ou número de telefone cadastrado e criar uma nova senha.

    Dicas para usar o Caixa Tem com segurança

    O Caixa Tem desempenha um papel crucial na vida de muitos brasileiros, proporcionando acesso fácil e ágil a benefícios sociais e serviços financeiros. A perda de acesso ou senha pode atrapalhar o recebimento de auxílios fundamentais para a renda do trabalhador e a utilização de serviços de pagamentos. Por isso, é importante escolher uma senha que seja fácil de você lembrar, além de tomar alguns cuidados de segurança.

    Ao utilizar o Caixa Tem, é essencial manter boas práticas digitais, como o uso de senhas fortes e a verificação regular das informações cadastradas. Nos casos em que se perde o acesso, o procedimento de recuperação é possível, mas conta com algumas camadas de verificação extra para garantir a sua segurança e assegurar que os usuários possam continuar desfrutando dos benefícios oferecidos pelo Caixa Tem.

    O benefício que eu recebo no Caixa Tem me dá direito a um empréstimo consignado?

    No momento, a realização do empréstimo consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, beneficiários do BPC/LOAS e servidores públicos de alguns estados e municípios. Se você se encaixa em alguma destas condições, é possível sim solicitar um empréstimo consignado. 

    Baixe agora mesmo o app da Konsi e verifique se você é elegível a fazer uma solicitação de empréstimo. As operações de crédito consignado possuem taxas menores do que outros tipos de empréstimos.

    Além disso, o app da Konsi te ajuda a encontrar o seu empréstimo com as menores taxas do mercado. Isso porque nosso sistema faz a verificação da sua oferta em mais de 15 bancos, para garantir que você obtenha o melhor contrato possível.

    A Konsi também te ajuda a realizar a portabilidade do seu empréstimo consignado. Dessa forma, se você está com um empréstimo consignado ativo, pode fazer a portabilidade para outro banco e reduzir suas parcelas ou então receber o “troco” da sua portabilidade!

    Aqui, nós queremos te ajudar, propondo que você tenha uma maior saúde financeira e fazer com que o seu empréstimo te ajude e não pese sobre sua renda. Confira em nosso aplicativo se você pode realizar uma solicitação de crédito consignado ou fazer a portabilidade e aliviar a renda do seu benefício ou então fale conosco, estamos prontos para te ajudar!

    Tópicos Relacionados