Bahia: Aposentados e pensionistas não precisam realizar prova de vida

Entenda como vai funcionar a nova prova de vida para aposentados e pensionistas do estado da Bahia

26/03/2024 às 23:51 | Atualizado 26/03/2024 às 23:51 | Tempo de leitura: 1 minuto

Bahia: Aposentados e pensionistas não precisam realizar prova de vida

Bahia: Aposentados e pensionistas não precisam realizar prova de vida

A partir de abril, aposentados e pensionistas do estado da Bahia não precisarão realizar prova de vida. Assim, a medida impacta mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia;

Ou seja, esses servidores não precisarão mais se deslocar anualmente aos postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para comprovar que estão vivos, como exigido pela Previdência Estadual.

Como vai funcionar a prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado da Bahia?

A prova de vida estadual passará a ser realizada de forma automatizada, através do cruzamento de bancos de dados com informações cadastrais e relativas aos diversos serviços acessados pelos beneficiários.

Assim, a abordagem visa simplificar o processo e eliminar a necessidade de deslocamento dos beneficiários para a realização da prova de vida. De acordo com o superintendente de Previdência, José Maria de Abreu Dutra, o controle sobre os benefícios será mais efetivo por meio da automatização do processo.

Alguns aposentados e pensionistas da Bahia ainda precisam realizar prova de vida; saiba quais

Apesar da automatização do processo, em alguns casos excepcionais nos quais a análise via cruzamento de banco de dados não seja conclusiva, a Superintendência de Previdência (Suprev) poderá entrar em contato com os beneficiários por meio de seus canais oficiais.

Nesses casos, os beneficiários terão à disposição os mesmos canais utilizados anteriormente para a prova de vida, incluindo atendimentos presenciais nos postos da Rede SAC, videoatendimento e reconhecimento facial através do aplicativo GOV.BR.

Em suma, a automatização da prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado da Bahia representa uma medida importante para simplificar os processos previdenciários e oferecer maior comodidade aos beneficiários.

Tópicos Relacionados