Quase 15 mil aposentados e pensionistas podem perder benefício; saiba como garantir o seu pagamento

Confira o calendário de regularização e como garantir o pagamento em março de 2024

06/03/2024 às 20:54 | Atualizado 24/05/2024 às 20:48 | Tempo de leitura: 2 minutos

Quase 15 mil aposentados e pensionistas podem perder benefício; saiba como garantir o seu pagamento

Quase 15 mil aposentados e pensionistas podem perder benefício; saiba como garantir o seu pagamento

Quase 15 mil aposentados e pensionistas podem perder benefício. Isso mesmo: o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) divulgou dados preocupantes nesta segunda-feira (4), provenientes do Censo Cadastral Previdenciário realizado em 2023.

Governador Valadares, Ipatinga e Teófilo Otoni estão entre as cidades com maior número de beneficiários em situação irregular. A lista com os nomes foi publicada no Diário Oficial do Estado em 20 de fevereiro.

No total, 1.059 aposentados e pensionistas desses municípios tiveram seus pagamentos suspensos. Por isso, a seguir, vamos explicar como garantir o pagamento em março de 2024. Continue lendo!

Entenda o calendário de regularização

Segundo André Luiz Moreira dos Anjos, presidente do instituto, não receberão os pagamentos a partir deste mês de março:

  • Quem não realizou o Censo Cadastral Previdenciário em 2023;
  • Quem não regularizou a situação em 2024.

A data de realização para regularização do pagamento influencia na data de recebimento do benefício. Assim, beneficiários que regularizarem entre 8 de março e 15 de março terão o benefício creditado em abril. Já aqueles que regularizarem entre 16 de março e 6 de abril terão o benefício creditado em maio.

Saiba como garantir o pagamento do INSS para aposentados e pensionistas

O procedimento de atualização da base de dados é obrigatório. Para restabelecer o benefício, os beneficiários que ainda não realizaram o procedimento obrigatório podem acessar o site do Ipsemg no período de 8 de março a 6 de abril de 2024.

Como funciona o Censo Previdenciário?

O Censo Previdenciário é um procedimento obrigatório para atualização da base de dados cadastral, funcional e financeira do Regime Próprio de Previdência Social-RPPS. Todos os segurados ativos, aposentados e pensionistas devem realizá-lo.

e-Book gratuito: Entenda seu crédito consignado

O primeiro Censo Cadastral Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS) foi realizado entre junho e dezembro de 2023. Em janeiro deste ano, foi aberta uma nova oportunidade para aqueles que não atenderam à convocação, mas muitos ainda não realizaram o recenseamento obrigatório.

Tópicos Relacionados