Quase 1 milhão de baianos ainda não declararam Imposto de Renda; prazo final se aproxima

Contribuinte que atrasar declaração pode pagar multas de 1% ao mês

08/05/2024 às 16:15 | Atualizado 08/05/2024 às 16:15 | Tempo de leitura: 2 minutos

Quase 1 milhão de baianos ainda não declararam Imposto de Renda; prazo final se aproxima

Quase 1 milhão de baianos ainda não declararam Imposto de Renda; prazo final se aproxima

Atenção, baianos! O prazo para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 está se aproximando rapidamente e ainda faltam quase 1 milhão de declarações para serem entregues no estado.

Segundo dados da Receita Federal, apenas 897,5 mil declarações foram recebidas até o dia 6 de maio, o que representa 47,6% do total esperado. Não deixe para a última hora! O prazo final para declarar o IRPF 2024 é 31 de maio.

O atraso na entrega pode resultar em multas de 1% ao mês e implicações como pendência para regularização do CPF. Com isso, fica mais difícil a obtenção de serviços como passaporte, créditos em bancos oficiais e participação em concursos públicos.

Como declarar o Imposto de Renda em 2024?

1. Organize seus documentos:

Em primeiro lugar, reúna comprovantes de renda, investimentos, despesas dedutíveis, bens e outros documentos importantes para a declaração. Além disso, é importante ter em mãos o número do recibo da declaração de ajuste do ano anterior, caso seus rendimentos e dos dependentes tenham sido superiores a R$ 200 mil.

2. Utilize o programa da Receita Federal:

O Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2023) está disponível para download gratuito no site da Receita Federal. No entanto, você também pode declarar o Imposto de Renda pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" para smartphones e tablets.

3. Preencha com atenção:

O programa é autoexplicativo e oferece instruções detalhadas para cada campo. No entanto, em caso de dúvidas, consulte a seção "Ajuda" ou pressione a tecla "F1" no campo desejado. Além disso, tenha cuidado, pois erros na declaração podem atrasar o processamento da restituição ou até mesmo resultar em malha fina.

4. Revise e envie:

Após preencher a declaração, revise cuidadosamente todas as informações antes de transmitir. Nessa etapa, certifique-se de que todos os dados estão corretos e completos.

Além disso, você pode salvar a declaração em andamento e retomá-la posteriormente. Por fim, ao transmitir a declaração, você receberá um recibo com o número de protocolo. Guarde esse recibo para consulta futura.

5. Acompanhe o status:

Após a entrega, acesse o site da Receita Federal ou o aplicativo "Meu Imposto de Renda" para acompanhar o status da sua declaração. Se houver pendências, você será notificado e poderá regularizar a situação o mais rápido possível.

Lembre-se: Declarar o Imposto de Renda é um dever cívico e pode te trazer benefícios, como a restituição de valores pagos a mais. Não deixe para a última hora e declare o seu IRPF 2024 dentro do prazo!

Tópicos Relacionados