Prazo para optar por pagamento do Imposto de Renda acaba nesta semana

Contribuintes têm até sexta-feira para decidir sobre forma de pagamento do Imposto de Renda

08/05/2024 às 16:51 | Atualizado 08/05/2024 às 16:51 | Tempo de leitura: 2 minutos

Prazo para optar por pagamento do Imposto de Renda acaba nesta semana (10)

Prazo para optar por pagamento do Imposto de Renda acaba nesta semana (10)

Atenção, contribuintes! O prazo para escolher o débito automático como forma de pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 termina nesta sexta-feira (10). Não perca essa oportunidade de facilitar sua vida e evitar filas!

Uma das vantagens do débito automático é a praticidade. Isso porque o valor do imposto é debitado automaticamente da sua conta bancária na data de vencimento, sem precisar se preocupar em fazer pagamentos manuais.

Além disso, optar pela modalidade de pagamento evita esquecimentos e atrasos que podem gerar multas e juros. Neste artigo, vamos explicar como utilizar o débito automático na declaração do Imposto de Renda. Acompanhe!

IR 2024: Como optar pelo débito automático?

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Entre no sistema com seu CPF e senha;
  3. Selecione a declaração do IRPF 2024;
  4. Clique na opção "Forma de Pagamento";
  5. Escolha a opção "Débito Automático";
  6. Informe os dados da sua conta bancária;
  7. Confirme a sua escolha.

Como funciona o parcelamento?

O IRPF pode ser parcelado em até oito vezes, desde que cada parcela seja igual ou superior a R$ 50 e o valor total a pagar não seja inferior a R$ 100. No entanto, é preciso ter atenção. Isso porque, a partir da segunda parcela, incidem juros.

Além disso, as parcelas pagas após o vencimento também estão sujeitas à multa de mora. Assim, a primeira parcela do IRPF 2024 vence no dia 31 de maio. Ou seja, quem optar pelo pagamento à vista também deve quitar o valor total até essa data.

Emissão do DARF:

Após enviar a declaração, você pode gerar os Documentos de Arrecadação da Receita Federal (DARFs) para pagamento do imposto, inclusive das parcelas, pelo programa do IRPF, pela internet ou pelo celular.

Assi, os DARFs sem código de barras podem ser pagos nos caixas eletrônicos e internet banking na opção "Pagamento sem código de barras" ou equivalente, preenchendo os campos conforme consta no documento.

Como emitir o DARF:

  • Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF):
    • Abra o programa e a declaração enviada;
    • Clique no menu "Declaração";
    • Clique em "Imprimir";
    • Clique em "Darf".
  • Internet e aplicativo Meu Imposto de Renda:
    • Acesse o sistema ou o aplicativo;
    • Clique ou toque na declaração desejada;
    • Clique ou toque em "Consultar débitos, emitir DARF e alterar quotas".

Se você enviar a declaração do IRPF 2024 após a data limite e dentro do prazo final (31 de maio), a opção de pagamento por débito automático só valerá a partir da segunda parcela.

Não perca tempo! Organize seus documentos, escolha a forma de pagamento que melhor se encaixa em suas necessidades e declare o seu IRPF 2024 com tranquilidade.

Tópicos Relacionados