A Controladoria Geral do Estado (CGE) identificou que mais de 3.300 servidores estaduais estão com férias vencidas, o que é irregular e pode gerar problemas futuros.
Para ajudar os servidores a se regularizarem, a CGE lançou uma nova trilha no sistema de monitoramento CGE Alerta e preparou um guia com as principais informações.
A CGE espera que, no próximo mês, o número de servidores com férias vencidas reduza significativamente. Isso porque a regularização é importante para garantir seus direitos e o bom funcionamento dos serviços públicos.
Quais órgãos têm mais servidores nesta situação?
- Polícia Judiciária Civil (26%);
- Secretaria de Fazenda (13%);
- Secretaria de Segurança Pública (8%).
Quais carreiras têm mais servidores com férias acumuladas?
- Polícia Civil (29%);
- Gestores governamentais (19%);
- Carreira TAF (Tributação, Arrecadação e Fiscalização) (18%);
- Agentes Administrativos Fazendários (16%);
- Auditores do Estado (13%).
Conheça a Konsi
O que fazer para evitar o acúmulo de férias?
Nesse sentido, a CGE divulgou algumas dicas para servidores evitarem o acúmulo de férias. Confira a seguir:
Acompanhe a escala anual de férias
A escala anual de férias é publicada em dezembro pela sua unidade de Gestão de Pessoas. Com a escala em mãos, você pode se organizar com antecedência, definindo os melhores períodos para tirar suas férias e conciliando com as necessidades do serviço público.
Conheça seus direitos de férias
A maioria dos servidores públicos tem direito a 30 dias de férias anuais. Aproveite esse período para relaxar, recarregar as energias e voltar ao trabalho com mais disposição.
Se você trabalha com raio X, seus direitos são um pouco diferentes. Você tem direito a 20 dias de férias a cada seis meses de trabalho. Isso significa que você pode se programar para tirar duas licenças menores ao longo do ano, dividindo melhor seus momentos de descanso.
Os profissionais do magistério também têm um período de férias diferenciado: 45 dias anuais. Aproveite esse tempo para se dedicar a estudos, viagens ou simplesmente relaxar em família.
Divida suas férias em até três períodos
Nem sempre é possível tirar todas as férias de uma só vez. Por isso, o estado permite que você divida suas férias em até três períodos, com no mínimo 10 dias cada.
Essa flexibilidade facilita a organização da sua vida pessoal e profissional, permitindo que você concilie seus compromissos e aproveite ao máximo seus dias de descanso.
Para dividir suas férias, basta fazer uma solicitação formal à sua unidade de Gestão de Pessoas. O processo é simples e rápido, garantindo que você possa aproveitar seus direitos da maneira que melhor atender às suas necessidades.