8 principais dúvidas sobre crédito consignado. Confira!

Quem pode solicitar empréstimo consignado? Qual é a taxa de juros? Essas são algumas das principais dúvidas que respondemos neste conteúdo!

20/01/2023 às 11:00 | Atualizado 10/11/2023 às 14:07 | Tempo de leitura: 3 minutos

Dúvidas sobre crédito consignado

Dúvidas sobre crédito consignado

As dúvidas sobre crédito consignado são inúmeras: o que é, onde fazer, quem tem direito, qual a taxa de juros, prazo para quitar e por aí vai.

Se você está precisando pedir um empréstimo e faz parte do grupo de pessoas que pode contratar (servidores públicos, aposentados e outros), a melhor forma de fazer isso é sabendo mais sobre o assunto.

O crédito consignado tem as menores taxas de juros do que um empréstimo normal e é seguro quando feito por instituições ligadas ao Banco Central do Brasil (BACEN). Essas são apenas algumas dúvidas sobre o assunto.

Abaixo, listamos 8 das principais dúvidas sobre crédito consignado. Confira!

1. Posso fazer mais de um contrato de crédito consignado?

A lei 10.820 de 17 de dezembro de 2003 autoriza a contratação de mais de um empréstimo consignado. Inclusive, se você tiver mais de um e quiser se organizar melhor, pode unificá-los, mas isso vai depender da instituição financeira nos quais eles estão.

A nossa recomendação, para que você tenha uma melhor organização financeira, é que não peça um novo empréstimo até concluir outro. Especialmente se as parcelas forem elevadas.

2. Qual é a taxa de juros?

A taxa de juros de um crédito consignado pode ser até 10 vezes menor do que encargos de cheque especial e cartão de crédito.

As instituições financeiras têm liberdade de praticar as taxas que acharem cabíveis. E por isso é importante que você pesquise antes de contratar um.

Essa pesquisa pode ser feita com autonomia, segurança e gratuitamente através do App da Konsi.

3. Preciso ser correntista do banco no qual vou contratar o empréstimo?

Não! Você não tem nenhuma obrigatoriedade de ser correntista ou abrir conta no banco que vai contratar o crédito consignado, já que as parcelas são debitadas diretamente do seu pagamento.

4. Quem pode solicitar?

Várias pessoas podem solicitar empréstimo consignado, mas os principais são os aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.

Os militares das forças armadas (conforme o convênio) e os trabalhadores com carteira assinada conseguem o empréstimo consignado privado vinculado à empresa que trabalha.

5. Qual é a margem consignável?

Isso depende da característica do público. Por exemplo, o servidor público do Estado de São Paulo tem 35% de margem, já o da Bahia é 30% (sem contar a margem do cartão benefício) e para aposentados é 45%.

6. Preciso de fiador?

Não é necessário fiador e nem casa ou carro para garantir. A sua remuneração ou benefício já serve como garantia do empréstimo consignado, já que o valor da parcela vem descontado na folha.

7. É preciso dar algum valor em garantia para contratar?

Esse tipo de atitude é típico de golpistas. Os bancos e instituições financeiras ligadas ao Bacen não solicitam nenhum valor para liberar crédito consignado. Portanto, fique atento!

8. É possível reduzir o valor do meu empréstimo?

Sim é possível reduzir a parcela do empréstimo consignado! Você pode negociar a dívida com o banco de origem do seu empréstimo consignado ou pode fazer portabilidade para uma instituição financeira que tenha juros menores.

Dessa forma, além de conseguir parcelas menores, existe a possibilidade até da “troca com troco”, que é quando você faz portabilidade e pode pedir um novo crédito mantendo o valor da parcela que já paga.

Conseguimos responder às suas principais dúvidas sobre crédito consignado? Esperamos ajudá-lo sempre com os melhores conteúdos!

Saiba mais: Conheça o Troco Máximo - faça a portabilidade com a menor taxa de juros.

Redução de parcelas é na Konsi!

A Konsi simplifica todo esse processo por meio do nosso aplicativo. Assim que você se cadastra, o nosso algoritmo será capaz de identificar a melhor oportunidade, ou seja, uma forma de você pagar menos juros pelo seu empréstimo e reduzir o valor da parcela que paga todo mês.

É uma ótima solução, por exemplo, para quem passou a sentir que o valor da parcela do empréstimo consignado está causando impacto no orçamento.

Quer pagar menos pelo seu empréstimo? Baixe o nosso aplicativo e escolha “Redução de Parcela”:

Siga o nosso perfil no Instagram e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Tópicos Relacionados