Dataprev emite alerta de golpe em empréstimo consignado; saiba como se proteger
Descubra como agem os golpistas que tentam colher dados e pagamentos ilegais de tomadores de empréstimo consignado
15/05/2024 às 19:40 | Atualizado 21/07/2024 às 15:11 | Tempo de leitura: 2 minutos
Dataprev emite alerta de golpe em empréstimo consignado; saiba como se proteger
A Dataprev, empresa responsável pelo processamento de dados do governo federal, emitiu um alerta importante para todos os cidadãos, especialmente para os quase 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que inclui aposentados, pensionistas e titulares de auxílios.
O alerta também se estende aos beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família, devido ao aumento de tentativas de golpes envolvendo empréstimos consignados.
Confira alerta da Dataprev sobre empréstimos consignados
Os golpistas estão se aproveitando da confiança depositada nas instituições para realizar fraudes. Funciona assim: eles entram em contato por telefone ou até pessoalmente, se passando por representantes de instituições respeitáveis.
Durante a interação, oferecem condições atrativas para crédito consignado, como juros extremamente baixos, prazos exagerados para pagamento ou a promessa de liberação imediata de recursos.
Nesse sentido, a Dataprev esclareceu que: “Se você recebeu ligação ou mensagem de pessoas dizendo ser da Dataprev, desconfie". Em caso de dúvidas ou para relatar situações suspeitas, a empresa orienta os cidadãos a contatarem diretamente a Ouvidoria através do site da instituição.
Como funcionam os golpes?
Os golpistas frequentemente solicitam informações pessoais ou cobranças de taxas e depósitos antecipados para a "liberação" do crédito consignado. No entanto, estamos falando de práticas ilegítimas que não têm qualquer vínculo com as políticas das instituições verdadeiras.
Uma vez que os dados pessoais são compartilhados, os golpistas podem utilizá-los para contratar empréstimos em nome da vítima ou realizar outras atividades fraudulentas.
Dicas para se proteger de golpes de empréstimo consignado
- Verifique as credenciais: Antes de se envolver em qualquer negociação de empréstimo consignado, certifique-se de que a instituição é legítima. Verifique sua autorização junto ao Banco Central (Bacen), além de sua reputação, endereço físico e números de contato;
- Desconfie de ofertas excessivas: Ofertas que parecem boas demais para ser verdade, geralmente são. Desconfie de propostas que oferecem vantagens excessivas sem nenhuma garantia sólida;
- Contato direto com instituições confiáveis: Sempre trate de empréstimos ou renovações diretamente com instituições bancárias ou financeiras reconhecidas e nunca através de intermediários desconhecidos.
Ao seguir essas orientações e manter um nível saudável de ceticismo em relação a ofertas não solicitadas, você pode proteger suas informações pessoais e evitar ser vítima de fraudes relacionadas a empréstimos consignados. Lembre-se, a segurança começa com a precaução.