Veja como sacar o lucro do FGTS

Milhares de brasileiros possuem dinheiro rendendo na conta do fundo de garantia. Mas será que é possível sacar o lucro do FGTS? Confira algumas opções!

07/01/2024 às 15:00 | Atualizado 01/02/2024 às 06:01 | Tempo de leitura: 4 minutos

Imagem de capa do post

Imagem de capa do post

O que você vai ler neste artigo:

    O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo formado pelos depósitos mensais feitos para os empregadores em contas vinculadas abertas em nome dos empregados. O FGTS é administrado pela Caixa Econômica Federal e coletado mensalmente da folha de pagamento do trabalhador, na quantia equivalente a 8% do salário.

    O FGTS tem como objetivo principal amparar o trabalhador em situações de desemprego involuntário, aposentadoria, doença, acidente de trabalho, entre outras. Além disso, o FGTS também pode ser usado para a compra da casa própria, construção de moradia, pagamento de prestações de financiamento habitacional e pagamento de despesas com educação. Confira conosco se é possível sacar o seu lucro do FGTS!

    Como funciona o rendimento do FGTS?

    O FGTS rende de acordo com a Taxa Referencial (TR), que é uma taxa de juros básica calculada pelo Banco Central do Brasil. A TR é atualizada mensalmente e, desde 2017, tem sido negativa. Isso significa que o rendimento do FGTS tem sido desvalorizado pela inflação.

    Por esta razão, muitos brasileiros estão optando por sacar o lucro do FGTS ou até mesmo buscando formas de retirar parte deste dinheiro do fundo e aplicá-lo em outros tipos de rendimento.

    É possível sacar o lucro do FGTS?

    Sim, é possível sacar o lucro do FGTS. No entanto, não é possível somente o lucro, de forma direta. O lucro do FGTS é sempre incorporado ao saldo da conta do trabalhador, aumentando o valor disponível para saque nas situações previstas em lei.

    As situações em que é possível sacar o FGTS, diretamente ou indiretamente são:

    • Demissão sem justa causa;
    • Aposentadoria;
    • Falecimento do trabalhador;
    • Rescisão do contrato por culpa do empregador;
    • Trabalhador com idade igual ou superior a 70 anos;
    • Doença grave;
    • Trabalhador resgatado de situação análoga à escravidão;
    • Trabalhador que comprou imóvel com recursos do FGTS;
    • Trabalhador que financiou a construção de moradia com recursos do FGTS;
    • Trabalhador que pagou prestações de financiamento habitacional com recursos do FGTS;
    • Trabalhador que pagou despesas com educação com recursos do FGTS;
    • Trabalhador que solicitou o saque-aniversário;
    • Trabalhador que contratou empréstimo com garantia do FGTS.

    Como sacar o lucro do FGTS por meio do empréstimo com garantia do FGTS

    Uma das maneiras de sacar o lucro do FGTS é por meio do empréstimo com garantia do FGTS. Esse tipo de crédito também é conhecido como "adiantamento do FGTS".

    O empréstimo com garantia do FGTS é feito na modalidade de empréstimo consignado, ou seja, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do trabalhador. O empréstimo pode ser solicitado por qualquer trabalhador que tenha saldo na conta do FGTS.

    O valor do empréstimo com garantia do FGTS é limitado a 80% do saldo da conta do FGTS. Esta é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro com urgência e não tem condições de esperar até que ocorra uma das situações previstas em lei para saque do lucro do FGTS.

    Esta modalidade de empréstimo é mais segura tanto para o trabalhador quanto para o banco, pois, teoricamente, não há como ter inadimplência. A instituição financeira pode utilizar o valor do saque-aniversário do FGTS do trabalhador para quitar o débito diretamente na fonte. Além disso, em tese, o trabalhador não precisa se preocupar em pagar as parcelas, nem comprometer sua renda mensal.

    Como funciona o processo de saque do FGTS?

    Para contratar um empréstimo com garantia do FGTS, o trabalhador deve optar pela modalidade de saque-aniversário no site da Caixa Econômica Federal. Após isso, ele pode procurar uma instituição financeira que ofereça esse tipo de crédito.

    O processo de contratação é simples e rápido. Caso seja aprovado, o crédito será liberado em até 24 horas.

    Benefícios do empréstimo com garantia do FGTS

    O empréstimo com garantia do FGTS oferece uma série de benefícios, como:

    • Taxa de juros mais baixa: Como o empréstimo é garantido pelo FGTS, as instituições financeiras oferecem taxas de juros mais baixas do que as de outros tipos de crédito.
    • Liberação rápida: O processo de contratação é simples e rápido, e o crédito pode ser liberado em até 24 horas.
    • Não compromete a renda mensal: As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do saldo do FGTS, o que não compromete a renda mensal do trabalhador.

    O lucro e o rendimento do FGTS são benefícios importantes para os trabalhadores brasileiros. No entanto, é importante lembrar que o lucro do FGTS não é dinheiro extra. O lucro é incorporado ao saldo da conta do trabalhador, aumentando o valor disponível para saque nas situações previstas em lei. 

    Para sacar o lucro do FGTS, o trabalhador deve se enquadrar em uma das situações previstas em lei. A maneira mais comum de sacar o lucro do FGTS é por meio do saque-aniversário ou da antecipação do saque-aniversário através de crédito consignado.

    Outra maneira de sacar o lucro do FGTS é por meio de empréstimo com garantia do FGTS. O empréstimo com garantia do FGTS é um empréstimo consignado, que é descontado diretamente do salário ou benefício do trabalhador.

    O saque do lucro do FGTS é uma operação de crédito: use-o de forma inteligente!

    Como falamos anteriormente, realizar o saque do seu FGTS através da antecipação do saque-aniversário é uma operação de crédito. Isso significa que você está utilizando o seu FGTS como garantia para receber esse dinheiro.

    Muitas vezes, essa pode ser uma ótima decisão, pois você poderá aplicar o seu dinheiro em um investimento com maior rendimento ou utilizá-lo para pagar dívidas com juros mais altos, tendo um retorno positivo dessa transação.

    No entanto, é preciso ter cuidado ao realizar operações de crédito consignado, principalmente porque há muitas ofertas no mercado e nem sempre a primeira que você encontrar é a mais atrativa ou com a menor taxa de juros.

    É para isso que existe a Konsi. Com o app da Konsi, você consegue simular o seu empréstimo consignado em mais de 15 bancos e ter a certeza que você optou pela melhor taxa do mercado, além de poder também realizar a portabilidade do seu contrato já existente e receber o “troco” da transação.

    É legal, não é? Então baixe agora mesmo o app da Konsi e simule o seu empréstimo consignado agora mesmo. Você pode verificar qual é a melhor oferta para você em apenas alguns cliques e realizar o seu empréstimo de forma inteligente! E lembre-se: se tiver alguma dúvida, é só falar conosco através de nosso WhatsApp!

    Tópicos Relacionados

      Banner promocional do Konsi Blog
      Banner promocional do Konsi Blog
      Ícone Konsi no fundo escuro

      Baixe o aplicativo

      Pague menos pelo seu empréstimo

      Disponível no Google PlayDisponível na App Store