Aprenda a navegar pelas águas das taxas de juros

Entenda como funcionam as taxas de juros e como isso pode afetar sua vida financeira.

10/08/2023 às 19:53 | Atualizado 18/10/2023 às 14:00 | Tempo de leitura: 2 minutos

Aprenda a navegar pelas águas das taxas de juros

Aprenda a navegar pelas águas das taxas de juros

O que falaremos nesse artigo:

  1. O que são taxas de juros?
  2. Como funcionam as taxas de juros?
  3. Tipos de juros: simples e compostos
  4. Como as taxas de juros afetam o crédito consignado?
  5. Como o conhecimento sobre juros pode contribuir para uma vida financeira saudável?

Ao solicitar um empréstimo consignado, por exemplo, incidirá sobre ele uma taxa de juros que deve ser paga juntamente com o valor principal do empréstimo. Mas você sabe o que são taxas de juros? veja nesse post e tire suas dúvidas:

Leia também: Como evitar dívidas usando o crédito consignado

O que são taxas de juros?

Taxas de juros são percentuais cobrados sobre um valor emprestado ou financiado. Esses juros são uma forma de remuneração para quem empresta o dinheiro, seja um banco ou uma pessoa física.

Como funcionam as taxas de juros?

De maneira simplificada, a taxa de juros é um percentual que incide sobre o valor devido. Essa taxa pode ser fixa, onde o percentual de juros é o mesmo durante todo o pagamento do empréstimo, ou pode ser variável, onde a taxa de juros pode variar ao longo do tempo.

Tipos de juros: simples e compostos

Existem dois tipos principais de juros: os juros simples e os juros compostos.

  • Juros Simples: são calculados com base no valor original do empréstimo. Eles não mudam ao longo do tempo.
  • Juros Compostos: são calculados com base no valor atual da dívida, ou seja, o valor principal mais os juros já acumulados. Popularmente conhecidos de “juros sobre juros”.

Como as taxas de juros afetam o crédito consignado?

A taxa de juros é um elemento-chave quando falamos sobre empréstimo, e por isso é tão importante entendermos como ele funciona. No crédito consignado, a taxa de juros é um fator determinante na escolha entre diferentes opções de crédito, visto que este tipo de empréstimo geralmente oferece taxas de juros mais baixas.

Como o conhecimento sobre juros pode contribuir para uma vida financeira saudável?

Conhecer as taxas de juros e como elas funcionam é essencial para fazer boas escolhas financeiras. Ao entender como são calculados os juros, você pode fazer um planejamento mais eficaz e evitar dívidas que podem prejudicar sua saúde financeira.

Saber como funciona a taxa de juros do empréstimo que você está planejando pegar, seja ele um crédito consignado público ou um cartão de crédito, ajuda você a se preparar melhor para cumprir suas obrigações financeiras.

Garantir uma vida financeira saudável também é saber escolher os melhores caminhos para se livrar das dívidas. O crédito consignado, por exemplo, é uma excelente alternativa para quem precisa equilibrar as contas e evitar a armadilha das dívidas caras.

Saiba mais: 5 motivos para escolher o crédito consignado público

Taxa de juros mais baixas? Você encontra na Konsi

Por isso, sempre que pensar em crédito, lembre-se: a taxa de juros pode ser sua aliada, se você souber navegar bem nas águas das finanças. Seu conhecimento pode te levar a fazer escolhas mais conscientes e inteligentes.

Faça o download do aplicativo Konsi, e tenha controle total sobre suas finanças pessoais, além de contar com opções seguras e confiáveis para aquisição de crédito consignado.

Tópicos Relacionados