O Supremo Tribunal Federal (STF) está avaliando um caso de grande importância para os servidores públicos aposentados e pensionistas: a possibilidade de estender a esses estatutários o direito ao recebimento da gratificação por desempenho, originalmente destinada apenas aos servidores em atividade.
No entanto, a questão gerou repercussão e embate entre o STF e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste artigo, você vai entender o que está em jogo na discussão sobre gratificação para servidores inativos. Continue lendo!
INSS inicia embate envolvendo gratificação para servidores públicos inativos
O caso teve início quando o INSS contestou uma decisão que o obrigava a estender o pagamento da Gratificação de Desempenho da Atividade de Seguridade Social (GDASS) a um servidor aposentado.
Na ação, alegou-se que essa extensão do benefício se baseia no "direito à paridade remuneratória", que busca garantir aos aposentados e pensionistas os mesmos reajustes concedidos aos servidores da ativa.
Entenda o embate entre STF e INSS
Enquanto a Justiça Federal defende a extensão da gratificação a esses servidores, o INSS argumenta que o recebimento da parcela está condicionado à participação em ciclos de avaliação, o que seria inviável para os aposentados.
No âmbito jurídico, a controvérsia reside na interpretação da legislação vigente. Isso se deve ao estabelecimento de um valor mínimo para a gratificação de desempenho, independente do resultado da avaliação de desempenho.

Esse fato levanta questionamentos sobre a possibilidade de estender esse benefício aos servidores inativos. Assim, o desfecho desse embate no STF terá grandes repercussões para os servidores públicos aposentados e pensionistas. A decisão não apenas impactará diretamente o bolso desses beneficiários.
Isso porque também estabelecerá um precedente importante no que diz respeito aos direitos trabalhistas dos servidores estatutários. Estaremos atentos às próximas atualizações sobre este caso e como ele pode influenciar o cenário previdenciário no Brasil.



![Calendário de pagamento servidor público Minas Gerais [2025]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fres.cloudinary.com%2Fdc5gzexeu%2Fimage%2Fupload%2Fv1756933124%2Fcalendario-de-pagamento-servidor-publico-minas-gerais-2025_vrhb7n.webp&w=3840&q=100)
![Como instalar e acessar o Meu INSS? [Atualizado 2024]](/_next/image?url=http%3A%2F%2Fres-3.cloudinary.com%2Fdc5gzexeu%2Fimage%2Fupload%2Fq_auto%2Fv1%2Fblog-images%2FComo-baixar-e-acessar-o-Meu-INSS.jpg&w=3840&q=100)













































































![Veja como calcular a margem consignável [2025]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fres.cloudinary.com%2Fdc5gzexeu%2Fimage%2Fupload%2Fv1737666381%2Fveja-como-calcular-margem-consignavel-2025_ryy4vv.webp&w=3840&q=100)












