Saiba fazer o seu Planejamento Financeiro 2024

2024 vem chegando e com ele, o planejamento financeiro necessário para realizar sonhos e ter uma vida mais sossegada.

27/11/2023 às 13:00 | Atualizado 24/05/2024 às 20:28 | Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba fazer o seu Planejamento Financeiro 2024

Saiba fazer o seu Planejamento Financeiro 2024

Em especial, servidores públicos, aposentados e pensionistas devem se dedicar ao planejamento financeiro para não acumularem dívidas.

Uma das estratégias mais usadas para reorganizar as finanças é a contratação de um empréstimo consignado: muito vantajoso por oferecer taxas menores do que a dos demais financiamentos e créditos pessoais. Você paga um valor acessível de parcelas pelo empréstimo mensalmente, descontadas diretamente da folha de pagamento.

Neste artigo vamos ver como o planejamento financeiro é essencial para a realização de sonhos e metas, além de ser fundamental para o controle financeiro pessoal e profissional.

A Importância do Planejamento Financeiro

Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil em todas as capitais do país, mais de 50% dos entrevistados não possuem ou nunca montaram um planejamento financeiro. Esta falta de envolvimento com o próprio dinheiro pode levar a dificuldades financeiras e impedir a realização de objetivos a curto, médio e longo prazo.

7 Dicas para Montar Seu Planejamento Financeiro em 2024

A palavra de ordem é organização financeira, por isso, nada melhor do que começar o ano que vem já com dicas práticas para otimizar seu tempo e suas economias.

Nossa equipe pensou em 7 dicas importantes para você planejar suas finanças com o apoio da tecnologia, praticidade e bom-senso, confira:

Baixe um app de Planejamento Financeiro:

Use a tecnologia a seu favor: baixe aplicativos de Planejamento Financeiro em sua loja de apps para organizar suas finanças. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Baixe um App de Planejamento Financeiro:

      • Abra a loja de aplicativos do seu smartphone.
      • Pesquise por "Planejamento Financeiro" para encontrar opções de apps.

Organize Suas Finanças:

      • No app escolhido, liste todas as suas dívidas e fontes de renda.

Gerencie Dívidas e Economias:

      • O app mostrará quanto dinheiro é necessário para quitar dívidas urgentes.
      • Ele também sugerirá quanto guardar mensalmente.

Controle de Contas a Pagar:

      • Receba lembretes sobre contas próximas do vencimento ou já vencidas.

Fácil de Usar:

      • Aproveite a interface intuitiva e a linguagem simples dos apps.
      • Não é necessário ser expert em tecnologia para usar o app eficientemente.

Com esses passos, você pode gerenciar suas finanças facilmente, tendo todas as informações necessárias ao alcance dos dedos.

Se você não é um adepto a tecnologia, você também pode adotar um planner financeiro impresso, à venda nas principais papelarias, anotando os gastos, fazendo suas próprias considerações, calculando e anotando, mensalmente, suas entradas e saídas financeiras.

Analise a situação financeira atual

Ao elaborar um planejamento financeiro você poderá constatar qual a sua situação financeira atual, incluindo dívidas e gastos fixos. Este passo é determinante para evitar atrasos em pagamentos e juros desnecessários.

Entre outras despesas a serem analisadas, leve em consideração os investimentos feitos em educação, lazer, esportes, planos de saúde e terapias alternativas.

Também deverão ser listados ajudas dadas a parentes, contribuições para a caridade e compras aleatórias. Ao listar todos esses gargalos financeiros, seu planejamento começa a ter um contorno e você a ter domínio da sua situação.

Estabelecimento de metas

Você demorou alguns anos sem se planejar financeiramente, contraindo dívidas e vendo seu dinheiro encurtar no fim de cada mês. Então, você não vai conseguir resolver tudo de uma vez, certo? Por isso, procure definir metas de curto, médio e longo prazo. Isso ajuda a direcionar os esforços e recursos financeiros de maneira eficaz.

Revisão do uso do Cartão de Crédito

O cartão de crédito deve ser usado para dívidas emergenciais e seu uso indiscriminado pode levar a gastos excessivos. É importante avaliar as compras parceladas, optar por parcelas que não comprometam o orçamento futuro e verificar a possibilidade de isenção de anuidade e mesmo de um desconto na quitação com a entidade financeira.

Portabilidade de Crédito

A sua organização financeira também pode ser auxiliada pela portabilidade de crédito: uma estratégia eficaz para reduzir encargos financeiros, trocando empréstimos de altos juros por opções mais vantajosas.

A portabilidade de empréstimo consignado permite transferir seu crédito para um banco com taxas menores, podendo resultar em parcelas mais baixas ou até mesmo receber uma diferença de valor (conhecida como "portabilidade com troco").

Essa transferência estimula a competitividade entre bancos, melhorando as ofertas para os clientes. Além disso, o banco original pode tentar reter o cliente, oferecendo condições ainda mais favoráveis.

É importante saber que o banco atual não pode se recusar a fornecer informações necessárias para a portabilidade, que deve ser concluída em até 5 dias úteis. Uma vez aprovada, a nova instituição financeira quita a dívida com o banco anterior e assume o empréstimo.

Crie o hábito de poupar

Sempre procure guardar 20% de suas receitas como reserva de emergência. Essa atitude é essencial nos momentos de crise e poderão garantir a sua saúde financeira no futuro. O ideal é sempre ter guardado o valor equivalente a seis meses de suas principais contas, tais como água, energia elétrica, telefone e internet e usar exclusivamente para essa finalidade quando os tempos difíceis chegarem. Há quem também coloque outras dívidas fixas como impostos veiculares e aluguel de imóvel, porém isso fica ao seu critério.

Educação Financeira

Investir tempo em aprender sobre economia e finanças pessoais é fundamental. Conhecer diferentes fontes de investimento e avaliar qual se adapta melhor às suas finanças pessoais é um passo importante no planejamento financeiro.

No YouTube e nas redes sociais, estrategistas de finanças pessoais dão dicas e conselhos semanalmente em palestras virtuais curtas, em formato dinâmico, que você pode acompanhar de uma forma leve.

Conforme pudemos perceber, o planejamento financeiro é uma ferramenta indispensável para a realização de planos pessoais, profissionais e familiares. Com a devida atenção e seguindo estas dicas, é possível alcançar uma melhor organização financeira e, consequentemente, a realização de sonhos e metas.

Organização Financeira – Eu KonSigo!

Para facilitar esse processo, a Konsi oferece uma plataforma segura e prática para comparação de taxas e simulação de empréstimos consignados. Baixando o App da Konsi, você tem acesso a uma ferramenta eficaz para simular soluções de empréstimo consignado e melhorar seu planejamento financeiro em 2024

Tópicos Relacionados