Quais os direitos do trabalhador no Dia do Trabalhador (1)?

Saiba como funciona o feriado para trabalhadores celetistas e confira projetos que buscam regulamentar trabalho em feriados

01/05/2024 às 21:51 | Atualizado 01/05/2024 às 21:51 | Tempo de leitura: 2 minutos

Quais os direitos do trabalhador no Dia do Trabalhador (1)?

Quais os direitos do trabalhador no Dia do Trabalhador (1)?

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é um dos feriados anuais no Brasil. Mas afinal, os funcionários podem trabalhar nesta data? E quais são os direitos garantidos pela lei para aqueles que trabalham em feriados?

O Dia do Trabalhador teve origem durante a Revolução Industrial. Em 1º de maio de 1866, mais de 300 mil trabalhadores nos Estados Unidos protestaram por uma jornada de trabalho de oito horas, sem redução salarial. Assim, o movimento se espalhou pelo mundo e, em 1925, o Brasil oficializou o 1º de maio como feriado após a Greve Geral de 1917.

Funcionário pode trabalhar no 1º de maio?

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalho em feriados nacionais ou religiosos é proibido, exceto para profissões essenciais, como policiais e médicos. Para as demais profissões, é possível realizar um acordo coletivo entre empregadores e colaboradores para trabalhar no feriado.

Nos casos em que os funcionários trabalham no feriado, a CLT garante alguns direitos. Eles podem receber o pagamento em dobro ou ter um dia de folga compensatória, a ser utilizado posteriormente. Porém, há exceções, como no caso de jornadas de 12x36, onde não há direito a folga ou pagamento em dobro.

Projeto quer regulamentar trabalho em feriados

Atualmente, está em debate na Câmara o projeto de decreto legislativo 405/2023, que visa regulamentar o trabalho em feriados, especialmente no comércio. Com isso, o projeto busca estabelecer regras claras para o trabalho em feriados, mas ainda há pontos em discussão, como a consideração do setor supermercadista como essencial.

Guia de Controle Financeiro Pessoal Konsi

Confira os próximos feriados de 2024

Além do Dia do Trabalhador em 1º de maio, outros feriados importantes estão por vir em 2024:

  • 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);
  • 2 de novembro: Finados (sábado);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
  • 20 de novembro: Consciência Negra (quarta-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira);
  • 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);
  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).

Estes feriados oferecem oportunidades para descanso e celebração, mas é importante entender os direitos e deveres dos trabalhadores em cada data comemorativa.

Tópicos Relacionados