Planejamento financeiro 2023: como começar com o pé direito!
Aprenda a fazer um planejamento financeiro 2023 fácil de seguir e tenha um ano muito mais tranquilo!
06/01/2023 às 11:00 | Atualizado 21/07/2024 às 16:24 | Tempo de leitura: 3 minutos
Planejamento financeiro 2023
O planejamento financeiro é basicamente o controle do dinheiro que você recebe e de qualquer outro aspecto envolvendo suas finanças.
Se você tem metas e sonhos a serem alcançados, o planejamento financeiro é essencial para que eles se tornem realidade e para que exista controle financeiro pessoal e também profissional.
Com a chegada de 2023, é comum começarmos a colocar no papel os nossos planos, metas e desejos, revendo nossas atitudes e definições para os próximos meses.
Continue a leitura e saiba como ter melhor organização financeira o ano inteiro!
Leia mais: Dívida Caduca: Entenda como funciona e as implicações para suas dívidas
6 Dicas para montar seu planejamento financeiro em 2023
De acordo com pesquisa feita em todas as capitais do Brasil pelo SPC Brasil, mais de 50% dos entrevistados não sabiam ou nunca montaram um planejamento financeiro.
Vamos lá para as nossas dicas e comece a montar o seu hoje mesmo!
Analise como está sua vida financeira atualmente
Como estão as suas dívidas? Antes de tudo, o primeiro passo é quitar o que estiver devendo, para só então começar a fazer investimentos ou até mesmo sua reserva para emergências.
Seus gastos fixos devem estar relacionados aqui neste campo como dívida que são pagas prioritariamente todo mês, como conta de água, luz, internet, combustível ou transporte para ir trabalhar, aluguel e etc.
Dessa forma, não haverá atrasos nestes pagamentos, e consequentemente evitará pagar juros, o que consideramos um verdadeiro vilão quando se fala em planejamento financeiro.
Estabeleça metaas de curto, médio e longo prazo
O que você deseja atingir ou adquirir? Anote o que você precisa, quer e é possível conquistar num curto período de tempo, em um tempo médio e também aqueles a longo prazo.
Reveja o uso do cartão de crédito
Muitas vezes o uso do cartão de crédito nos induz a gastar demais com itens supérfluos, ou seja, aquilo que não é tão necessário. Por isso, pode se tornar um vilão para quem tem o objetivo de se organizar financeiramente.
Se você não abre mão do cartão de crédito, a indicação é:
- avaliar se as compras parceladas contém juros;
- não pagar à vista no cartão de crédito e optar por parcelas que não comprometam o teto de gastos dos meses que elas serão cobradas;
- verificar junto à entidade financeira a possibilidade de isenção da anuidade.
Em primeiro lugar, aprenda a guardar dinheiro
Crie o hábito de guardar uma parte do seu dinheiro, ou seja, crie um pagamento para si após verificar qual o valor das suas despesas fixas.
Após estar ciente disso, o primeiro valor a ser retirado e guardado todo mês, será o seu pagamento definido através de um percentual do seu salário ou rendimento.
Vale ressaltar que este valor é para ser usado em investimentos que vão garantir as suas finanças no futuro.
Estude economia e finanças pessoais
A ação de investir é muito pessoal, por isso você deve estudar diversas fontes de investimento e avaliar qual cabe melhor nas suas finanças pessoais e que vai colaborar melhor com o planejamento financeiro.
Existem opções a médio e longo prazo como Tesouro Direto, CDB, características de pessoas conservadoras ou iniciantes e outras modalidades com investimentos mais altos ou mais baixos, que valem a pena pesquisar.
Faça a portabilidade de crédito
É possível sair de um empréstimo com altos juros para outro mais barato e organizar sua vida financeira para melhor. Com a portabilidade você tem mais uma oportunidade de crédito, com as menores taxas e maior segurança
Saiba mais: 7 livros sobre finanças que vão te ajudar!
Planejamento financeiro com a Konsi!
Para conseguir realizar os seus planos, é indispensável um planejamento financeiro na sua vida profissional, pessoal e familiar. Por isso, compare as taxas dos principais bancos com segurança, praticidade e autonomia: Baixe agora o App da Konsi e faça a simulação do seu empréstimo consignado.