Crédito Consignado e Empreendedorismo: passos para conciliar e potencializar seus ganhos

Aprenda a utilizar o crédito consignado para alavancar seu negócio sem prejudicar sua saúde financeira.

17/05/2023 às 20:37 | Atualizado 17/05/2023 às 20:38 | Tempo de leitura: 3 minutos

Imagem de capa do post

Imagem de capa do post

O que falaremos nesse artigo:

1. Entendendo o crédito consignado

2. Empreendedorismo como complemento à carreira pública

3. Como utilizar o crédito consignado para alavancar seu negócio

4. Dicas para conciliar atividade empreendedora e carreira pública

Entendendo o crédito consignado

O crédito consignado é uma opção de empréstimo destinada principalmente a servidores públicos, aposentados e pensionistas. Essa modalidade apresenta taxas de juros mais baixas se comparada a outras opções de crédito disponíveis no mercado, como o cheque especial, cartão de crédito e empréstimos pessoais.

No caso dos servidores públicos, o crédito consignado tem como principal vantagem o fato de que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento, proporcionando maior segurança tanto para a instituição financeira quanto para o indivíduo que contrata o crédito. Quando for necessário buscar crédito no mercado, o consignado é a melhor opção e oferece maior tranquilidade para quem precisa. Veja aqui os 5 motivos para escolher o crédito consignado.

Empreendedorismo como complemento à carreira pública

Muitos servidores públicos encontram no empreendedorismo uma maneira de diversificar suas fontes de renda e aproveitar ao máximo o conhecimento que eles possuem em suas áreas de atuação. Seja por meio da abertura de um pequeno negócio, consultorias ou prestação de serviços, é possível conciliar a carreira no setor público com a atividade empreendedora.

Mas antes de se aventurar no mundo dos negócios, é fundamental se atentar ao planejamento estratégico do seu projeto empreendedor e realizar pesquisas de mercado para entender melhor as demandas dos consumidores. Esse tipo de iniciativa pode gerar renda extra para o servidor público e possibilita investimentos no seu futuro financeiro.

Como utilizar o crédito consignado para alavancar seu negócio

Quando bem planejado, o crédito consignado pode ser uma maneira inteligente de angariar recursos para  investir em seu negócio. Como mencionado anteriormente, essa modalidade possui taxas de juros mais baixas, com menor burocracia na aprovação, comparando-se com um financiamento, o que permite que o empreendedor possa utilizar o dinheiro para fazer melhorias em seus produtos ou serviços, capacitação profissional ou até mesmo ampliar sua infraestrutura.

Para que isso seja possível, no entanto, é necessário que a capacidade de pagamento do profissional seja considerada antes de buscar o consignado. Isso significa avaliar os riscos e garantir que o empreendimento seja capaz de gerar o retorno financeiro necessário para arcar com os parcelamentos do empréstimo. Desse modo, o servidor público conseguirá alavancar seu negócio sem comprometer sua renda e mantendo estabilidade na sua vida financeira.

Dicas para conciliar atividade empreendedora e carreira pública

1. Faça um planejamento: Independente de qual seja seu projeto, é fundamental traçar um planejamento estratégico e financeiro que contemple todas as variáveis envolvidas. Conheça bem o mercado e pesquise formas de diversificar sua atuação para aumentar a possibilidade de ganhos.

2. Avalie suas habilidades: Antes de iniciar um novo empreendimento, é essencial que você compreenda suas aptidões profissionais, pontos fortes e fracos. Assim, fica mais fácil definir qual ramo de atuação se encaixa melhor com seu perfil.

3. Estabeleça metas: Defina metas realistas e atingíveis tanto para o seu negócio quanto para sua vida profissional no setor público. Ao estabelecer metas, você consegue acompanhar seu progresso e ajustar as estratégias conforme necessário para alcançar seus objetivos.

4. Busque capacitação: Busque sempre se atualizar sobre novidades do mercado e invista em capacitação e conhecimento para estar sempre à frente da concorrência.

5. Organize sua agenda: Conciliar a carreira pública com o empreendedorismo pode ser desafiador, especialmente quando se trata do tempo dedicado a cada tarefa. Por isso, tenha uma agenda bem organizada e estabeleça prioridades para otimizar seu tempo.

6. Crie um fundo de emergência: Tenha em mãos uma reserva financeira para momentos de incerteza no seu negócio. Essa medida trará mais segurança e evitará que você precise recorrer a empréstimos.


O crédito consignado pode ser um grande aliado na hora de alavancar seus negócios, desde que o empréstimo seja utilizado de maneira consciente e estratégica. Ao seguir as dicas mencionadas e não usar o crédito como uma "tábua de salvação" em momentos de aperto financeiro, você estará preparado para garantir sucesso em seus projetos empreendedores sem prejudicar sua renda e carreira pública.

Acesse o site Konsi e conheça nossas soluções para a realização do seu empréstimo consignado de forma segura e responsável!

Banner promocional do Konsi Blog
Banner promocional do Konsi Blog
Ícone Konsi no fundo escuro

Baixe o aplicativo

Pague menos pelo seu empréstimo

Disponível no Google PlayDisponível na App Store