Como a Taxa Selic influencia o crédito consignado?

Compreenda os efeitos da taxa básica de juros na economia e nas suas finanças pessoais.

11/07/2023 às 17:51 | Atualizado 12/09/2023 às 13:01 | Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem de capa do post

Imagem de capa do post

O que falaremos nesse artigo:

  1. O que é a Taxa Selic?
  2. Como a Taxa Selic afeta a economia brasileira?
  3. Como a Taxa Selic influencia o crédito consignado?
  4. O crédito consignado como melhor alternativa de empréstimo
  5. Conclusão

1. O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Controlada pelo Banco Central, ela é a principal  ferramenta de política monetária  do Banco Central  para o controle da inflação e da economia como um todo. Pois, mudanças na Taxa Selic geram impactos em todas as taxas de juros do país. Tais como taxas de juros de empréstimos, de financiamentos e de aplicações financeiras.

2. Como a Taxa Selic afeta a economia brasileira?

Quando a Taxa Selic sobe, o custo do crédito fica mais alto e a economia desacelera. Por outro lado, quando a Selic diminui, o crédito fica mais barato, incentivando o consumo e a produção.

3. Como a Taxa Selic influencia o crédito consignado?

O crédito consignado possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado, o que o torna uma alternativa vantajosa para quem precisa de dinheiro emprestado. Como essa modalidade de crédito tem o pagamento das parcelas descontado diretamente do salário ou do benefício do INSS, os bancos a consideram menos arriscada e, por isso, conseguem oferecer taxas de juros menores.

Quando a Taxa Selic aumenta, o custo de captação de dinheiro, pelos bancos, também aumenta. Assim, as taxas de juros de todos os empréstimos, incluindo o consignado, podem sofrer aumento. Mas, mesmo com essas alterações, o crédito consignado costuma continuar sendo uma opção mais barata se comparado a outras modalidades de empréstimo.

Leia também: 7 dicas para conseguir a menor taxa de juros no consignado

4. O crédito consignado como melhor alternativa de empréstimo

Por possuir taxas de juros menores, o crédito consignado pode ser a opção mais adequada para quem precisa de dinheiro e não quer pagar juros altos. Além disso, ele pode ser uma excelente ferramenta para quem quer reorganizar suas finanças, pagando dívidas mais caras com um empréstimo de juros mais baixos.

Para fazer um empréstimo consignado de maneira prática e segura, você pode contar com o aplicativo Konsi. Com ele, você pode simular e solicitar seu empréstimo de forma totalmente online. Baixe agora o aplicativo Konsi e comece a organizar suas finanças!

5. Conclusão

Entender a Taxa Selic e como ela influencia o crédito consignado é fundamental para tomar decisões financeiras conscientes. Lembre-se sempre de buscar as opções de crédito com as menores taxas de juros e de organizar seu orçamento para manter suas finanças em dia.

Manter-se informado e conhecer as melhores opções do mercado é o primeiro passo para uma vida financeira saudável. Acompanhe sempre as postagens do blog Konsi para mais informações e dicas valiosas.

Banner promocional do Konsi Blog
Banner promocional do Konsi Blog
Ícone Konsi no fundo escuro

Baixe o aplicativo

Pague menos pelo seu empréstimo

Disponível no Google PlayDisponível na App Store