Como fazer planejamento financeiro familiar? 6 dicas práticas!

Fazer o planejamento financeiro familiar é tão importante quanto cuidar das finanças pessoais. Afinal de contas, um interfere diretamente no outro!

08/03/2023 às 11:00 | Atualizado 17/11/2023 às 15:17 | Tempo de leitura: 3 minutos

Como fazer planejamento financeiro familiar

Como fazer planejamento financeiro familiar

O planejamento financeiro familiar é fundamental para garantir a segurança financeira de quem você ama e ajudá-los a alcançar seus objetivos de vida. Infelizmente, muitas famílias não têm uma organização financeira constante, o que pode levar a problemas como dívidas, falta de economias e desafios financeiros imprevistos.

Neste artigo, vamos explorar alguns passos importantes para ajudar você a fazer um planejamento financeiro familiar eficaz. Confira!

Veja também: Como economizar dinheiro com lazer? Confira 6 dicas!

6 passos para fazer seu planejamento financeiro familiar

1. Entenda sua situação financeira atual

O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro familiar é entender sua situação financeira atual. Você precisa saber quanto dinheiro está entrando em sua casa e quanto dinheiro está saindo.

Reúna informações sobre suas receitas e despesas, incluindo todas as fontes de renda, contas regulares e eventuais, dívidas e investimentos. Certifique-se de incluir todos os membros da sua família no processo e discuta abertamente suas finanças.

2. Estabeleça metas financeiras

O próximo passo é estabelecer metas financeiras para a sua família. Você deve ter objetivos claros para o que deseja alcançar financeiramente em curto, médio e longo prazo. Suas metas podem incluir:

  • pagar dívidas;
  • economizar para um fundo de emergência;
  • economizar para a educação universitária de seus filhos;
  • economizar para a aposentadoria;
  • e investir em imóveis ou outros ativos financeiros.

3. Crie um orçamento

Com base em sua situação atual e metas financeiras, crie um orçamento para sua família. O orçamento deve refletir a renda e as despesas atuais de todos, bem como suas metas financeiras. O orçamento ajudará você a controlar as despesas e garantir que esteja economizando dinheiro suficiente para atingir os objetivos traçados.

Veja também: Como se organizar financeiramente para pagar o crédito consignado?

4. Economize dinheiro regularmente

É importante economizar dinheiro regularmente e isso deve fazer parte do planejamento financeiro familiar. Defina um valor mensal ou semanal para economizar e faça isso parte de seu orçamento. Crie um fundo de emergência para cobrir despesas inesperadas e estabeleça um plano para economizar para outros possíveis gastos.

5. Reduza as dívidas

Reduzir suas dívidas é uma parte importante do planejamento financeiro familiar. As dívidas podem dificultar o alcance de suas metas financeiras e colocar sua família em uma situação difícil. Crie um plano para pagar suas dívidas, começando com as dívidas mais caras, como cartões de crédito, empréstimos pessoais e empréstimos estudantis.

Uma coisa que você pode fazer é pedir empréstimo consignado — que possui juros mais baixos que a maioria dos tipos de crédito — e pagar essas dívidas mais caras. Você vai fazer uma troca, ou seja, vai trocar uma dívida mais cara por outra mais barata.

E, para encontrar a melhor oportunidade com as menores taxas (tanto de juros quanto de tarifas), baixe o app da Konsi. Ele vai rastrear as taxas em mais de 15 bancos e mostrar o empréstimo mais barato na sua tela.

6. Invista para o futuro

Investir em seus objetivos a longo prazo é uma parte importante do planejamento financeiro familiar. Existem muitas opções de investimento disponíveis, como fundos mútuos, ações, imóveis e títulos.

Fazer um planejamento financeiro familiar não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para garantir a saúde financeira da família. Analisar as despesas, definir metas financeiras, criar um orçamento, buscar formas de economizar e investir em educação financeira são passos essenciais para o sucesso dessa empreitada. Seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para ter maior tranquilidade quando o assunto for dinheiro.

Saiba mais: Educação financeira: saiba por onde começar!

Conheça o Konsi App

O Konsi app é uma ferramenta poderosa que simplifica todo o processo de obtenção de empréstimos consignados e produtos relacionados, como a portabilidade, troco máximo e saque cartão benefício.

Com ela, você pode comparar as melhores ofertas em 15 principais bancos, garantir as melhores condições de crédito, economizar com a portabilidade e acompanhar seus contratos de forma simples.

Não perca mais tempo pagando juros elevados em seus empréstimos consignados: Baixe o aplicativo Konsi e comece a tomar o controle de suas finanças hoje mesmo.

Com a Konsi, você tem uma maneira eficaz e transparente de otimizar suas finanças pessoais e aproveitar ao máximo os benefícios do empréstimo consignado.

Tópicos Relacionados

    Banner promocional do Konsi Blog
    Banner promocional do Konsi Blog
    Ícone Konsi no fundo escuro

    Baixe o aplicativo

    Pague menos pelo seu empréstimo

    Disponível no Google PlayDisponível na App Store