O que é CET no empréstimo consignado? Entenda melhor!

O que é CET? O Custo Efetivo Total é um conceito de grande importância para quem precisa pedir crédito consignado. Saiba mais sobre!

06/03/2023 às 18:25 | Atualizado 17/11/2023 às 15:10 | Tempo de leitura: 2 minutos

O que é CET no empréstimo consignado?

O que é CET no empréstimo consignado?

Se você está pensando em solicitar um empréstimo consignado, é importante entender o que é o CET. O CET é uma sigla que significa Custo Efetivo Total, e é uma das informações mais importantes que você precisa conhecer antes de tomar uma decisão sobre um empréstimo.

O CET representa todos os custos envolvidos na contratação de crédito, inclusive do crédito consignado, incluindo juros, taxas, seguros e outros encargos. Isso significa que o CET é o valor total que você pagará pelo empréstimo, e não apenas os juros.

Por ser um assunto de grande importância, segue abaixo mais informações sobre. Acompanhe!

Veja também: Empréstimo consignado: em que situações é a melhor opção?

O que é CET e por que ele é importante?

Ao comparar diferentes opções de empréstimo, é importante que você leve em consideração o CET, pois ele mostra qual é o custo total de cada empréstimo. Mesmo que o valor pareça ter uma taxa de juros mais baixa, se o CET for alto, você pode acabar pagando mais pelo consignado no final.

Além disso, ao calcular o CET, os credores são obrigados a incluir todas as informações relevantes sobre o crédito consignado, o que torna mais fácil para você entender o que está pagando.

Como o CET é calculado?

O CET é calculado com base no valor total do empréstimo, na taxa de juros, no prazo de pagamento e em outros encargos, como taxas administrativas e seguros. É importante lembrar que o CET pode variar de acordo com cada instituição financeira, por isso é essencial que você compare várias opções antes de tomar uma decisão.

Para comparar as opções é bem simples e você nem precisa sair de casa para isso: basta baixar o app comparador de crédito da Konsi e se cadastrar. Ele faz uma varredura, pesquisando todas as taxas e mostra o menor valor e também o CET.

Como você pode perceber, o CET - Custo Efetivo Total é um conhecimento de grande importância para qualquer pessoa que vai pedir empréstimo consignado. É essencial entender ao máximo sobre o assunto antes de contratar.

Saiba mais: Conheça nossas matérias sobre organização financeira

Organize suas finanças com o Konsi App!

Com o app da Konsi, a luta contra altas taxas de jurosfica no passado! Explore as melhores oportunidades de portabilidade entre nossos bancos parceiros e ainda receba um retorno em dinheiro. Quer mais tranquilidade financeira? Baixe o Konsi App, faça sua simulação e veja como a otimização financeira está a apenas um toque de distância.

Tópicos Relacionados